Andes divulga relatório preliminar da enquete sobre condições de trabalho e saúde docentes


O Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) construiu uma enquete com o objetivo de analisar as condições de trabalho e saúde do(a)s docentes do ensino superior, básico, técnico e tecnológico, em atuação nas universidades públicas federais, estaduais, municipais, institutos federais e CEFETs, que compõem a base do ANDES-SN.

A primeira etapa da enquete contou com a participação de 1.874 docentes, sindicaliza-do(a)s ou não, de 11 instituições. A aplicação de um questionário on-line foi feita entre os dias 22 de maio e 22 de junho, em universidades nos estados do Rio de Janeiro (UFF e UERJ), Tocantins (UFT, UFNT e UNIRG), Mato Grosso (UFMT), Ceará (UECE), São Paulo (USP), Paraná (UNIOESTE), no Distrito Federal (UnB) e no Instituto Federal no Rio Grande do Sul (IFRS).

O grupo responsável pela enquete elaborou um relatório preliminar com alguns resultados da primeira etapa. Para conhecer os resultados preliminares, acesse o link indicado abaixo.

Relatório preliminar da enquete

O GTSSA pretende que a enquete alcance o máximo possível de participantes para poder, desta forma, traçar um panorama geral das condições de trabalho e saúde do-cente. A próxima etapa contemplará a totalidade das instituições que integram a base do ANDES-SN, com previsão de início para o segundo semestre de 2023.