Edição 72 da Revista Universidade e Sociedade é lançada durante 66º Conad

A edição 72 da revista Universidade e Sociedade (U&S) foi lançada durante a plenária de Abertura do 66º Conad do ANDES-SN, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de julho, na Universidade Federal de Campina Grande (UFGC), na Paraíba.

 

Com 228 páginas, a publicação semestral traz como tema "A crise ecológica e socioambiental: territórios, política e meio ambiente”. Foram publicados oitos artigos relacionados à temática da revista, uma reportagem fotográfica sobre as lutas em defesa do reajuste salarial e seis artigos que abordam desde a biodiversidade, a inteligência artificial, descarbonização e sindicatos, as condições de trabalho e a luta sindical até o desfinanciamento da ciência e sua relação com a autonomia universitária, entre outras lutas. O material inclui ainda duas resenhas de livro.

Representando a Editoria Executiva, Jennifer Webb, 1ª tesoureira do ANDES-SN, falou da importância da publicação do Sindicato Nacional que instrumentaliza a luta docente há 32 anos. "A revista é resultado da equipe que eu represento, junto com Elizabeth Barbosa, Luiz Henrique Blume e Neila de Souza. Esta edição, infelizmente, não foi impressa por um motivo operacional, mas em breve será e depois enviaremos a todas as seções sindicais. Por enquanto, pode ser acessada pela Circular nº 210/2023 e também no site do ANDES-SN", disse. De acordo com a Circular do ANDES-SN, a versão impressa será produzida até o final de julho.

Próximo número
A próxima edição da U&S será lançada no 42º Congresso ANDES-SN, em 2024, como o mote dos 60 anos do início da ditadura empresarial-militar no Brasíl, ocorrido em 1964, e as décadas de luta e resistência frente a todos os ataques à vida e à dignidade de milhares de brasileiros e brasileiras. “No próximo número, convidamos todas e todos vocês, não só a divulgarem, como também prestigiarem e a escreverem para a nossa revista, que marcará os 60 anos da resistência à essa ditadura que dizimou a vida de muitas pessoas”, contou a 1ª tesoureira.

Revista
A Revista Universidade e Sociedade é uma publicação semestral, editada pelo ANDES-SN, cujo intuito é fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelos e pelas docentes em defesa uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Acesse aqui a publicação

Via anes.org.br