NOTA DE PESAR SOBRE O ASSASSINATO DA IYÁLORIXÁ MARIA BERNADETE
Nessa última quinta-feira (17) mataram a iyálaorixá Maria Bernadete Pacífico, Mãe de Santo e líder do Quilombo Pitanga de Palmares. Ela foi brutalmente assassinada dentro da casa onde residia, enquanto familiares eram trancados em outro cômodo. Testemunhas afirmam que homens entraram na casa e fizeram diversos disparos com arma de fogo.
 
Mãe Bernadete foi uma fiel defensora dos direitos humanos e da luta pela igualdade racial. Ficou conhecida por buscar melhorias para a comunidade "Quilombo Pitanga dos Palmares" ou "Quilombo Caipora", em Simões Filho – BA, região metropolitana de Salvador.
 
A perseguição aos territórios quilombolas é parte do racismo religioso e da misoginia com as Mães de Família, cujos filhos, também são a maior parte das vítimas letais do Estado. A iyálarixá também foi mãe do Luís, conhecido como Binho, que há 6 anos atrás foi assassinado dentro do carro com diversos tiros e o caso segue impune até hoje.
 
O Fórum das ADs lamenta o ocorrido, ao passo que se soma aos movimentos que exigem justiça por Mãe Bernadete. Ela será sempre lembrada como alguém determinada e de grande importância para o combate às diversas manifestações da desigualdade racial.
 
Basta de genocídio do povo negro!
Justiça por Mãe Bernadete!
Mãe Bernadete, presente!