Regionais NE II, N I, Sul, NE III do ANDES-SN realizam encontros em setembro e outubro

As secretarias regionais do ANDES-SN Nordeste II, Norte I e Sul realizarão encontros durante o mês de setembro para discutir com as seções sindicais a conjuntura local e nacional. Já para o início de outubro está previsto o encontro da Regional Nordeste III.

Regional NE II

Os encaminhamentos do 66º Conad serão discutidos no Encontro da Regional Nordeste II, realizado nesta sexta-feira (15) e sábado (16). A atividade acontece na Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), em Mossoró (RN).

Nesta sexta à noite, ocorre a abertura do encontro com representantes da Seção Sindical de Docentes da Ufersa (Adufersa SSind.), da Seção Sindical de Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern SSind.) e da Regional NE II. Na sequência, ocorrerá o debate Reorganização da Classe e a Defesa da Autonomia e da Democracia nas Instituições de Ensino Superior.

A manhã de sábado (16) está reservada para reunião das seções sindicais de docentes da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

*Regional N I*
A cidade de Boa Vista (RR) irá sediar o Encontro da Regional Norte I, nos dias 29 e 30 de setembro. A atividade terá como tema “Amazônias: territórios, migrações e luta sindical”.

No primeiro dia (29), as atividades ocorrem na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Os docentes das seções sindicais de Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas debaterão as dinâmicas migratórias na Amazônia hoje, a Amazônia no contexto da transição energética, o agro e o carbonegócio na região amazônica. Após a mesa da tarde, está previsto o lançamento de duas obras dos debatedores: “Geografias do Bolsonarismo”, de Bruno Malheiro e “Territorialidades e Educação Geográfica na Amazônia”, de Ricardo Gilson.

No dia 30, ocorrerá uma reunião das seções sindicais da Regional Norte I, que terá como pauta a análise de conjuntura e os encaminhamentos do 66º Conad. A atividade ocorrerá na sede da Seção Sindical dos Docentes da UFRR (SesdufRR SSind.).

Regional Sul

O Encontro da Regional Sul será realizado no dia 30 de setembro, no campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg).  A atividade terá a participação de docentes do Paraná e de Santa Catarina. A programação foi dividida em três turnos.

Pela manhã, está prevista abertura com representantes da regional e da diretoria nacional do ANDES-SN e da Seção Sindical de Docentes da Uepg (Sinduepg SSind.), seguida de um painel das seções sindicais.

À tarde, serão debatidos os impactos do Novo Ensino Médio e do Arcabouço Fiscal nas universidades, Institutos e Cefets. À noite, ocorrerão as mesas sobre a Reorganização da classe trabalhadora e as tarefas do ANDES-SN e Apresentação da enquete sobre condições de trabalho.

Regional NE III
Na primeira semana de outubro (6 e 7), acontecerá do Encontro da Regional Nordeste III, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Bahia. O encontro terá como tema “O movimento docente e a defesa do serviço público”.

Na sexta-feira (6), após a abertura, ocorrerá a mesa “O movimento docente e a defesa do serviço público”. No sábado (7), estão programados os debates “Lutas da educação: Reforma do NEM e BNC formação” e “Orçamento público e campanha salarial”, seguidos da Plenária de Encerramento.