FÓRUM DAS ADS PARTICIPARÁ DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PLANSERV E LANÇA PESQUISA PARA COLHER DEMANDAS DA CATEGORIA

Na próxima quinta-feira (5) o Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia participará de uma audiência pública que terá como foco o debate sobre o atual quadro do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Estaduais da Bahia (Planserv), devido às reclamações e denúncias dos (as) servidores (as). A iniciativa é organizada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc) e ocorrerá a partir das 16h na sede do Ministério Público, em Salvador. Para representar a categoria no espaço, as Associações Docentes lançaram um formulário para recolher as demandas, experiências e reivindicações da categoria sobre o assunto. Acesse e preencha o formulário aqui.
“Saúde não é privilégio, é direito. Nos últimos anos ficou nítida a política de desmonte do Planserv e o descaso com a saúde dos servidores baianos, que mesmo com salários congelados por 8 anos, pagam caro por um plano sem obter atendimento. Os relatos de reclamações sobre a má qualidade dos serviços só aumentam. A audiência será importante para defendermos o Planserv e o formulário é uma forma de recolher relatos e reivindicações da categoria para ser levado ao espaço para além do que já debatemos em assembleias docentes, encontros e reuniões. Esta é uma oportunidade única de apresentar sugestões e soluções para a melhoria do atendimento do Planserv, visando o benefício de seus usuários”, explica Elson Moura, coordenador da Adufs e do Fórum das ADs.
O Planserv é um patrimônio coletivo do serviço público baiano. Há anos as Associações Docentes denunciam o quadro de sucateamento do plano. Em 2018, por exemplo, o governo estadual realizou um corte de 50% dos repasses para o Planserv, aprovado pela lei 14.032/2018. Na prática, significou uma redução em cerca de R$ 200 milhões por ano no plano de saúde.