Encontro do Setor das Iees/Imes encerra com encaminhamentos ao próximo congresso do ANDES-SN

Terminou no domingo (22) o XIX Encontro do Setor das Estaduais e Municipais (Iees/Imes) do Sindicato Nacional. Considerado um dos maiores encontros do Setor das Iees e Imes já realizado pelo ANDES-SN, o evento reuniu cerca de 80 docentes de mais de 20 seções sindicais, entre os dias entre 20 e 22 de outubro, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

 

No último dia foi realizada a Plenária Final, na qual foram discutidas as resoluções do 41º Congresso e do 66º Conad, ambos eventos deliberativos do Sindicato Nacional que aconteceram nesse ano, e também as proposições a serem encaminhadas ao 42º Congresso, programado para fevereiro de 2024.

Os debates foram divididos em oito eixos: Financiamento e Orçamento; Perdas Salariais e lutas por Recomposição Salarial; Campanha; Democracia Interna; Seguridade Social, Saúde e Adoecimento Docente; Carreira; Combate aos Assédios; e o Sistema Nacional de Educação.

As resoluções foram expostas, debatidas e atualizadas pelas e pelos participantes do encontro. E as sugestões apontadas serão debatidas pela diretoria do Sindicato Nacional, que enviará as contribuições ao próximo congresso.

Compuseram a mesa da Plenária Final Alexandre Galvão, 2º secretário do ANDES-SN; Gisvaldo Oliveira, 3º tesoureiro da entidade; e Annie Schmaltz, 3ª secretária - todos integrantes da coordenação do Setor das Iees/Imes do ANDES-SN

Segundo Alexandre Galvão, a realização do Encontro foi fundamental para discutir a conjuntura vivenciada em todo o país pelos docentes das Iees e Imes, e fortalecer a luta da base do Sindicato Nacional.

“O Encontro do Setor da Iees/Imes é um grande laboratório de formulação e de análise de conjuntura e ao analisarmos essa conjuntura e o que aprovamos no último congresso, podemos enfrentar, mais armados, os desafios e também nos apresentar, enquanto Setor das Iees/Imes, para o 42º Congresso do ANDES-SN. Atualizamos alguns encaminhamentos até o próximo Congresso e sugerimos os Textos de Resolução (TR) para que sejam avaliados pela diretoria nacional e também refletidos no conjunto da categoria”, explicou o docente.

Avaliação
O diretor do ANDES-SN destacou a importância do debate sobre orçamento e financiamento das universidades para o acúmulo da luta. “Orçamento e financiamento foram os temas centrais do Encontro. Avançamos muito na discussão sobre os regimes de recuperação fiscal nos estados, na questão das renúncias fiscais dos estados, e em relação à pesquisa em andamento, sobre financiamento das Iees/Imes. Essa pesquisa continua e agora vai incluir as novas seções sindicais do ANDES-SN e a questão das receitas nos estados”, contou.

Galvão também apontou que o debate feito sobre as companhas salariais foi de extrema importância. “O ANDES-SN realizou no último ano a campanha ‘Universidades Estaduais e Municipais: Quem conhece, defende!’ que mostrou a importância das universidades públicas estaduais e municipais para o desenvolvimento da sociedade. Neste encontro, apontamos a continuidade desta campanha e o foco nas lutas mais locais em relação às campanhas salariais e de recomposição salarial, que mostram, nesse momento, muita similaridade em todos os estados e municípios”, elencou.

O diretor do Sindicato Nacional reforçou ainda a importância dos debates sobre saúde e condições de trabalho docente e a apresentação do resultado parcial da enquete sobre saúde e condições de trabalho das trabalhadoras e trabalhadores das Federais, Estaduais e Municipais do ANDES-SN. Ele lembrou ainda que a questão recorrente do assédio moral e sexual nas universidades também é um debate central e prioritário e se faz necessário estabelecer um protocolo interno das universidades para investigar os casos.

Encontro
O XIX Encontro do Setor das Estaduais e Municipais (Iees/Imes) do ANDES-SN ocorreu entre os dias 20 e 22 de outubro, em São Luís (MA), e faz parte do calendário de lutas do Sindicato Nacional.

Leia também
Financiamento, autonomia, condições de trabalho e saúde docente marcam segundo dia do XIX Encontro das Iees/Imes

Ato político marca a abertura do XIX Encontro do Setor das Iees/Imes do ANDES-SN

XIX Encontro do Setor das Iess/Imes começa nesta sexta (20) em São Luís (MA)

Vai andes.org.br