ANDES-SN realiza Encontro de Comunicação e Arte e Festival de Cultura e Arte em dezembro no Maranhão

Propostas de produções artísticas devem ser enviadas até esta quinta-feira (23/11), as e os participantes precisam preencher a ficha de inscrição retificada

O ANDES-SN promove, de 7 a 10 de dezembro, o VII Encontro de Comunicação e Arte e o II Festival de Cultura e Arte, em São Luís (MA). As seções sindicais interessadas em enviar sindicalizadas, sindicalizados e profissionais de comunicação das suas assessorias para os eventos devem preencher, com urgência, a ficha de inscrição retificada, pois foram adicionados três novos itens ao formulário de participação.

 

As e os participantes do VII Encontro de Comunicação e Arte e do II Festival de Cultura do ANDES-SN interessados em organizar exibição de documentários, filmes, apresentações teatrais ou musicais, exposições de fotografias, pinturas, assim como quaisquer outras produções artísticas, devem enviar propostas até esta quinta-feira (23) para o email secretaria@andes.org.br. A Comissão Organizadora do Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA) avaliará a possibilidade das propostas apresentadas constarem na programação do evento. A aprovação de uma atividade dependerá da natureza da mesma e da sua viabilidade financeira.

O 1º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul e integrante da coordenação do GTCA, César Beras, explica que a realização do VII Encontro de Comunicação e Arte e do II Festival de Arte e Cultura do ANDES-SN é uma decisão congressual, ratificada no 66º Conad de Campina Grande (PB), realizado em julho deste ano. “De um lado, os encontros materializam a preocupação da categoria com a necessidade da reflexão crítica sobre a comunicação e arte e sua capacidade de democratização da sociedade. Logo, é um instrumento de enfrentamento ao quadro de autoritarismo e precarização sofrido no último período, promovido pela extrema direita. De outro lado, é um meio de construção de ferramentas de luta e resistência que se expressarão na atualização do plano de comunicação do ANDES-SN”, destaca o diretor do Sindicato Nacional.

Historicamente, os encontros organizados pelo GTCA também são espaços importantes para o intercâmbio entre as diversas assessorias de comunicação que trabalham nas seções sindicais e a equipe de comunicação do ANDES-SN. Assim, o Sindicato Nacional sugere que as seções sindicais avaliem a possibilidade de inscrever não apenas sindicalizadas e sindicalizados, mas também representantes de suas equipes de comunicação. Na programação, existirá um horário específico para reunião das equipes e oficinas intencionalmente dirigidas para trabalhadoras e trabalhadores de comunicação.

Confira a programação:
07 de dezembro (Local das atividades: Centro de Ciências Humanas - UFMA)

13h - 18h (UFMA) – Credenciamento
13h - 17h (UFMA) – Reunião das Assessorias de Comunicação do ANDES-SN e das Seções Sindicais
17h50 - 18h (UFMA) – Mística
18h - 18h30 – Abertura
18h30 - 20h30 – Mesa “Mídias, comunicação e lutas contra-hegemônicas: Velhos e novos autoritarismos”, com Leonardo Zenha (Adufpa SSind.), Guilherme Faro Bonan (Cajuína Filmes), coordena do GTCA
20h30 - 21h – Apresentação Cultural

08 de dezembro (Local das atividades: Centro Histórico – Prédio da História da UEMA)
09h -11h30 – Mesa “Extrema adireita, privatização e precarização das políticas de cultura e arte”, Bruno Vilas Boas Bispo (UPE), Antonio Câmara (UFBA), Luisa Maria Pereira Osório da Fonseca (UFMA)
13h30 - 16h30 – Oficinas: Cultura e arte
17h - 20h – Oficinas: Mídia e Comunicação
20h - 21h – Atividade Cultural

09 de dezembro (Local das atividades: Centro de Ciências Humanas - UFMA)
09h -11h – Mesa “Políticas de Comunicação como forma de fortalecimento da luta sindical: Desafios para a atualização do plano de comunicação do ANDES-SN”, com Caroline Lima (Coordenação do GTCA), César Beras (Coordenação do GTCA), Luiz Henrique Schuch (UFPEL)
11h -11h30 – Apresentação Cultural
11h30-12h30 - Exibição de documentários
14h30 - 17h30 – Grupos de Discussão
18h - 20h30 – Atividade Cultural

10 de dezembro (Local das atividades: Centro de Ciências Humanas - UFMA)
09h - 11h30 – Plenária Final: apresentação e síntese dos grupos de discussão
11h30 - 12h – Encerramento.

Via andes.org.br