Assembleia da Adusb aprova indicativo de greve por unanimidade

Na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, docentes se reuniram em assembleia realizada no campus de Itapetinga para discutir sobre o indicativo de greve e a participação da Adusb na Reunião Ampliada do Fórum das AD’s e no Cortejo de 2 de julho. A reunião foi transmitida, sem direito a fala e voto, nos campi de Vitória da Conquista e Jequié. 

 

Informes

 

A presidenta da Adusb, Iracema Lima, reforçou que qualquer mensagem enviada em nome do assessor jurídico da Adusb, Erick Menezes, solicitando qualquer tipo de pagamento, é falsa, conforme já informado. Em seguida, apresentou os informes relacionados à última reunião realizada com o governo estadual, no dia 29 de maio, que levou o Fórum das ADs a apontar a aprovação do indicativo de greve, assim como à conjuntura política que resultou em quase 35% de perdas salariais. Também houve informes do Andes-SN, pelo 2º secretário, Alexandre Galvão. Além disso, a base prestou informações às/aos presentes. 

 

Análise de conjuntura

 

São nove (9) anos de perdas salariais e de ataques aos direitos das/os docentes estaduais da Bahia pelos governos do Partido dos Trabalhadores. A nível nacional, mais de 60 Universidades Federais estão em greve. Seções sindicais estaduais também estão em greve em três (3) estados, são eles Minas Gerais, Pará e Ceará. As pautas têm em comum a luta salarial, assim como na pauta de reivindicação do movimento docente das Universidades Estaduais da Bahia. 

 

“As retiradas de direitos da categoria docente são similares em todo o Brasil, pois é um modelo de estado e isso tem exigido mais organização e união das categorias”, explica Iracema Lima. “Ou esta categoria se levanta e faz a luta ou a gente vai continuar caminhando para a retirada de direitos”, reforça a presidenta da Adusb. 

 

O reajuste aprovado pela Assembleia Legislativa no dia 28 de maio desrespeita a data-base estabelecida pelo estatuto do/a servidor/a público/a, que é janeiro, e por isso não recompõe a inflação do ano anterior. “Pensar o indicativo de greve é também pensar em ações para a construção de uma greve”, esclarece Iracema. 

 

Indicativo de greve

 

A Adusb é a terceira seção sindical da Bahia a aprovar o indicativo de greve, conforme proposto pelo Fórum das ADs. O indicativo foi acatado pela categoria por unanimidade, após falas de docentes a favor da mobilização. O indicativo de greve mostra que a categoria não está satisfeita com a postura do governo que, apesar de convocar “reuniões de negociação”, não aprenseta propostas concretas sobre a pauta docente. Assim, a deflagração ou não da greve depende agora da disposição do governo em responder de forma concreta às reivindicações docentes.

 

A diretoria da Adusb alerta para uma informação falsa compartilhada nesta segunda-feira, 10 de junho, de que a categoria aprovou greve a partir de 15 de junho. É necessário ter atenção aos canais oficiais da seção sindical. 

 

Participação na Reunião Ampliada do Fórum das AD’s e no Cortejo de 2 de julho

 

A assembleia da Adusb aprovou a participação da seção sindical na Reunião Ampliada do Fórum das AD’s, que acontece no dia 1º de julho, em Salvador. Também foi autorizada a participação no tradicional Cortejo de 2 de julho, que também acontece na capital da Bahia. As/os docentes que participarão da atividade devem sair de de Jequié, Itapetinga ou Vitória da Conquista no dia 30 de junho e retornar no dia 2 de julho. As/os docentes que desejarem participar, devem encaminhar o Nome Completo, RG, CPF, telefone (whatsapp) e data de nascimento para o e-mail adusbsecretaria@gmail.com até o dia 17 de junho. Serão compradas passagens de ônibus leito e, conforme o carro for enchendo na data de partida, as outras passagens serão semi-leito. No hotel, as/os participantes serão divididas/os em quartos duplos. 

 

Utilização do Fundo de Mobilização

 

A plenária também aprovou a utilização do fundo de mobilização para participação nos eventos citados anteriormente.