Adusb participou do Seminário 60 anos do Golpe de 1964

Entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024 aconteceu em Porto Alegre (RS) o Seminário Nacional “60 anos do Golpe de 1964 - Memória, Verdade, Justiça e Reparação”, realizado na Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento contou com importantes momentos, como uma oficina dedicada ao compartilhamento de experiências e à formulação de ações práticas para fortalecer a criação de comissões da verdade e a retirada de homenagens a apoiadores do regime militar em universidades e institutos federais. Um ponto que merece destaque é a iniciativa de algumas universidades em fazer a diplomação simbólica de estudantes assassinados/as durante a ditadura, o que tem reafirmado o compromisso dessas instituições com a memória e com a democracia.

A mesa “Memória, Verdade, Justiça e Reparação: ontem e hoje” foi exercício de reflexão sobre o legado e a impunidade da ditadura empresarial-militar no país, que em quase 20 anos resultou em desaparecimentos, assassinatos, prisões, torturas, exílios e processos contra milhares de pessoas.

Ainda fazendo parte da programação, aconteceu a conferência "O sentido de classe do golpe de 1964 e da ditadura: um debate necessário, em tempos de neofascismo", no qual foi contextualizado o período ditatorial, abordando o intervalo entre 1930 e 1964, caracterizando-o como um projeto burguês nacional de democracia restrita, marcado por limitações às liberdades democráticas.

Outras mesas que movimentaram o seminário, que aconteceram no segundo dia, foram “A luta por memória, verdade, justiça e reparação no Cone Sul da América Latina”, a "Responsabilidade empresarial com a ditadura" e “A ditadura e a repressão contra populações trabalhadoras, negras, periféricas, indígenas, quilombolas e LGBTI+”.

“Por estes dias tivemos a oportunidade de construir, tanto no GTPFS (Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical) quanto no GTHMD (Grupo de Trabalho de História do Movimento Docente), proposições de TRs (Textos de Resolução) para discussão no próximo Congresso do ANDES, em Vitória, no Espírito Santo. Quanto ao Seminário: 60 anos de Golpe de Estado de 1964 – Memória, Verdade, Justiça e Reparação foi fundamental para avaliarmos como as Seções Sindicais podem avançar no debate contra anistia aos/às golpistas de 08/01 e a defesa intransigente à democracia, pois não podemos permitir que outro golpe de estado ocorra no Brasil.”, analisa o professor João Reis, docente da Uesb no campus de Vitória da Conquista e representante da Adusb nas atividades do GTHMD e do GTPFS.

Homenagens e ato público completaram a programação do Seminário, que focou em várias frentes de luta, entre elas, os desafios atuais, como a militarização de escolas e práticas autoritárias e o papel da luta sindical na construção de uma sociedade democrática.

Com informações do Andes-SN