A diretoria da ADUSB manifesta seu repúdio aos ataques direcionados às professoras e aos professores da UESB no âmbito das discussões em torno do ensino híbrido, com recorrentes ofensas, discursos de ódio e acusações diversas, incluindo afirmações falsas de que os docentes não estão trabalhando. Desde a suspensão das atividades presenciais, os docentes têm desenvolvido as atividades de ensino, pesquisa e extensão, em conformidade com as deliberações das instâncias superiores da UESB. Esses ataques desqualificam a Universidade Pública, suas professoras e professores.
Após vários insultos, em espaços virtuais e físicos, o auge do desrespeito à categoria docente e à democracia interna da Universidade se deu na reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), realizada no dia 2 de junho, quando, por meio do chat do canal institucional da UESB no YouTube, ocorreu um ataque de caráter machista e misógino a uma professora, o que causou indignação e forte reação dos presentes.
A direção da ADUSB repudia veementemente estas atitudes, ao tempo em que solicita providências por parte da Administração Central da Universidade, uma vez que é inaceitável esse tipo de postura em uma instituição pública, que, enquanto locus de formação profissional, acadêmica e cidadã, deve combater essas práticas de natureza reacionária, negacionista e autoritária.
Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga
02 de junho de 2021
DIRETORIA DA ADUSB
#machistasnãopassarão
#emdefesadauniversidadepública
#emdefesadademocracia
#respeiteaprofessora
#respeiteoprofessor