Em 2013, a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ADUSB) – seção sindical do ANDES-SN - comemorou 30 anos de uma história permeada de luta, democracia, solidariedade de classe e compromisso na defesa do projeto de uma Universidade pública, gratuita, laica, autônoma e socialmente referenciada.

A defesa intransigente e firme dos direitos da categoria docente marca a trajetória da ADUSB em suas lutas contra os governos e reitorias. Os grandes embates contra os governos e reitorias por melhores condições de trabalho, autonomia universitária, cumprimento do estatuto do magistério, contra a precarização do trabalho e sucateamento da Universidade têm unificado a categoria em defesa de sua dignidade. Em decorrência de suas ações políticas, a ADUSB se constituiu nestes anos em uma referência para a classe trabalhadora do sudoeste baiano, sendo, em diversos momentos, solidária com as legítimas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, estudantes e diversos grupos oprimidos de nossa sociedade, contribuindo para a construção de um projeto de sociedade mais justo e alternativo.  

A ADUSB, desde seu nascimento, pautada por suas deliberações democráticas e em consonância com seus princípios, tem participado ativamente de todos os debates dos mais diversos temas que envolvem a comunidade acadêmica, procurando estabelecer um diálogo com todas as instâncias e categorias que compõem nossa Universidade e mesmo com o conjunto da sociedade. Em sua intervenção, a ADUSB tem combatido firmemente o caráter mercantilista impingido à educação e defendido a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão de forma qualitativa.

Junto com as Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, a nossa associação vem construindo a unidade na luta e bradado em bom som o papel estratégico e fundamental das Universidades Estaduais na difusão e interiorização do ensino superior. Assim a ADUSB cumpre seu papel na defesa do projeto de universidade preconizado pelo movimento docente.

Com coerência e firmeza na luta, amparado em princípios democráticos e transparentes, construídos pelo respeito mútuo de seus membros e interlocutores, a ADUSB consolidou uma trajetória de 30 anos que é motivo de orgulho e regozijo de seus filiados e filiadas, ciente que muitos outros desafios virão e que a categoria os enfrentará com a mesma determinação e sabedoria que marcam sua história.