Nota de repúdio à Prefeitura de Vitória da Conquista e de solidariedade às famílias do Acampamento Terra Nobre.

Na manhã da última quarta-feira (9), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em uma ação truculenta e amplamente noticiada, demoliu as moradias do Acampamento Terra Nobre. A diretoria da ADUSB, por meio desta nota, vem manifestar seu total repúdio ao ato violento da gestão da prefeita Sheila Lemos (DEM), que, mais uma vez, demonstra sua falta de compromisso para com a parcela mais pobre da população, justamente a que mais necessita da proteção dos poderes públicos.

 

O direito à moradia está presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos, do qual o Brasil é signatário, sendo, portanto, um direito de todos e que deve ser assegurado por todos os governos, seja da esfera federal, estadual ou municipal. Contudo, ao invés de buscar garantir habitações dignas às famílias do Acampamento Terra Nobre, a prefeita de Vitória da Conquista se exime de suas responsabilidades para com esta população, agindo com crueldade ao autorizar a destruição das moradias.

 

Ao passo que repudia a ação da gestão municipal, a diretoria da ADUSB se solidariza com as famílias de trabalhadoras e trabalhadores que perderam suas casas, alimentos e pertences. Junto ao Fórum Sindical e Popular de Vitória da Conquista, a ADUSB esteve presente no local nesta quinta-feira (10), dialogando e levando mantimentos para as cerca de 40 pessoas que estavam com fome e desabrigadas, sob a presença intimidadora da Polícia Militar. O Fórum Sindical e Popular também se comprometeu a acionar a Defensoria Pública e a OAB.

 

A ADUSB seguirá prestando seu apoio às vítimas de mais esta ação truculenta e desumana da prefeitura municipal de Vitória da Conquista.

 

11 de março de 2022
DIRETORIA DA ADUSB