Adusb conquista mais uma ação de Dedicação Exclusiva na justiça

Através do Mandado de Segurança 8021530-40.2022.8.05.0000, impetrado pelo jurídico da Adusb, mais quatro docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) conquistaram a mudança de regime de trabalho para 40 horas em Dedicação Exclusiva. Esse é mais um de muitos processos com o mesmo intuito que já foram vitoriosos.

A gestão estadual tem 30 dias para recorrer, o que provavelmente acontecerá, mesmo com as sucessivas derrotas judiciais. Ao invés de conceder o direito, o Governo Estadual insiste em negar e contestar os processos abertos pela Assessoria Jurídica da Adusb.

Algumas ações ainda estão em andamento. Além disso, diante da relutância do governo em conceder a mudança de regime de trabalho, a Adusb abriu um novo chamado para abertura de ação, que resultou em um processo aberto neste mês de junho de 2023, com o intuito de contemplar diversas/os professoras/es.

Histórico

A garantia da Dedicação Exclusiva é uma das pautas do movimento docente das universidades estaduais da Bahia, que reivindica a autonomia das instituições na concessão da mudança de regime, em cumprimento ao Estatuto do Magistério Superior.

Ter docentes valorizados/as e trabalhando com dedicação exclusiva é essencial para que o tripé do ensino superior público – ensino, pesquisa e extensão – esteja estável.

Retroativo

A justiça tem reconhecido o direito ao pagamento retroativo da mudança de regime de trabalho, contudo, para requerer judicialmente este pagamento, é necessário aguardar o cumprimento da decisão judicial de implementação em folha de pagamento da mudança de regime de trabalho.

Saiba quando ocorrerão os próximos plantões jurídicos.

Veja outras publicações sobre o assunto:

Adusb conquista três vitórias na Justiça em setembro.

Saiba mais sobre as ações jurídicas em defesa das mudanças de regime de trabalho.

Adusb derrota governo novamente nas mudanças de regime de trabalho.

Leia mais sobre o mandado de segurança nº 001145-76.2019.8.05.0000, que obteve vitória em junho.

******************

Atualização (3 de julho de 2023, às 9h20)

Onde lê-se “mais dois docentes” lia-se “mais quatro docentes”. A matéria foi atualizada devido à divergência na informação. O processo contempla duas professoras, não quatro.