Assembleia da Adusb tem informe jurídico e discute Caderno de Textos do 66º Conad

Na manhã desta terça-feira, 11 de julho de 2023, a sede da Adusb em Jequié recebeu a Assembleia Extraordinária do sindicato. Em uma discussão extensa, os/as presentes deram informes e discutiram os seguintes temas: Recomposição dos GTs Adusb/Andes; Representação docente do campus de Itapetinga para o comitê da PROAPA; e, por fim, a avaliação do Caderno de Textos do 66º Conad, que acontece entre os dias 14 e 16 de julho, em Campina Grande (PB).

A diretoria da Adusb apresentou informes sobre as atividades de mobilização  do último mês. Como informe da categoria, a professora Priscila Farfan citou uma carta de solicitações e medidas para a saúde mental docente, ponto que deve ser discutido na próxima assembleia, prevista para acontecer em Vitória da Conquista. A professora Alba Benemérita contribuiu sobre o tema e enfatizou a necessidade de ações de promoção à saúde mental no campus.

Informes jurídicos

Durante a reunião, a assessoria jurídica da Adusb prestou informes sobre processos em andamento . O advogado do sindicato, professor Erick Menezes, atualizou a plenária sobre os processos que estão em andamento, como os de insalubridade, conversão de licença prêmio em pecúnia, pagamento de símbolo, de docentes com dependentes com deficiência e adicional de tempo de serviço. A diretoria da Adusb pretende tornar este espaço de informes jurídicos recorrente em todas as assembleias.

Novos nomes compõem os Grupos de Trabalho da Adusb

Como somente os/as docentes presentes nas assembleias podem indicar seus nomes para compor os GTs, a cada reunião novos nomes são adicionados. Essa é a segunda assembleia para recomposição dos GTs. A próxima será em Vitória da Conquista, fechando o ciclo que ocorre todo ano, de três assembleias de recomposição dos GTs. Confira como ficaram após o encontro em Jequié:

●       GTCA (Comunicação e Artes)

Alda Fátima de Souza

Sérgio Luiz Carmelo Barroso

Jorge Barros

●       GTCT (Ciência e Tecnologia)

Andréa Gomes da Silva

Daniel de Melo Silva

Daniela Marques Alexandrino

Lídia Nunes Cunha

Sandra Cristina Ramos

Silvana do Nascimento Silva

Paulo Araquém Ramos Cairo

●       GTPAUA (Políticas Agrárias, Urbanas e Ambientais)

Jânio Roberto Diniz dos Santos

●       GTPCEGDS (Políticas de Classe para Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual)

Alda Fátima de Souza

Mainara Mizzi Rocha Frota

Marina Helena Chaves Silva 

●       GTPE (Política Educacional)

Edilson Ferreira Batista

Elson de Souza Lemos

Iracema Oliveira Lima

Jânio Roberto Diniz dos Santos

Lídia Nunes Cunha

Márcia de Oliveira Menezes

Jorge Costa do Nascimento

Marina Helena Chaves Silva

●       GTPFS (Política de Formação Sindical)

Andréa Gomes da Silva

Edilson Ferreira Batista

Elson de Souza Lemos

Jânio Roberto Diniz dos Santos

Sandra Cristina Ramos

Sérgio Luiz Carmelo Barroso

Mainara Mizzi Rocha Frota

Jorge Costa do Nascimento

Daniel de Melo Silva

Marina Helena Chaves Silva

●       GTSSA (Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria)

Haroldo José Mendes

Iracema Oliveira Lima

Alba Benemérita

Jorge do Nascimento

Ana Angélica Barbosa

Silvio Arcanjo Matos Filho

Priscila Farfan Barroso

●       GTVERBAS

Sérgio Luiz Carmelo Barroso

Iracema Oliveira Lima

Daniel de Melo Silva

Jorge do Nascimento

A indicação de um docente para Proapa em Itapetinga ficou acordada para acontecer na próxima assembleia.

 

Caderno de textos para o 66º Conad

O 66º Conad acontece nesta semana, entre os dias 14 e 16 de julho, em Campina Grande (Paraíba). O CONAD (formalmente “CONselho das AssoAssociações Docentes”), busca atualizar o plano de lutas do Andes-SN aprovado no último Congresso do sindicato. Estatutariamente, forma com o Congresso as duas instâncias de deliberação nacionais do ANDES-SN, onde as/os delegados/as de cada seção sindical ou associação docente, debatem e votam, de forma direta, as proposições vindas da categoria para o plano de lutas, na forma dos Textos de Resolução (TR). Durante a assembleia, a plenária discutiu os Textos de Resoluções dos dois Cadernos de Textos, o principal e o anexo.

A assembleia aprovou que a delegada, professora Silvana do Nascimento, e os/as observadores seguirão as decisões tomadas pela plenária durante a discussão do caderno de textos, para expressar votos e opiniões. Durante o encontro, foram apresentados, discutidos e votados todos os TRs.

A plenária discutiu questões sobre o plano de lutas dos setores das federais, estaduais e municipais (Tema II). Também discutiu questões organizativas (Tema III), de funcionamento do sindicato, questões de filiação, de acolhimento de docentes, entre outras. Já nos últimos TRs do Caderno de Textos do 66º Conad, a assembleia da Adusb aprovou a prestação de contas 2023 e a previsão orçamentária 2024, apresentadas pela diretoria do Andes-SN.

Posse da nova diretoria do ANDES-SN

Neste CONAD, ocorrerá também a posse da nova diretoria do ANDES-SN, eleita para o período 2023-2025.  Saiba mais.