Em defesa da paridade de gênero, ADUSB informa horário de expediente nos dias dos jogos da Seleção Feminina na Copa do Mundo de Futebol

Na próxima segunda-feira, 24 de julho, acontece a primeira partida da seleção feminina brasileira na Copa do Mundo de Futebol e, para seguir os mesmos parâmetros estabelecidos quando acontece o campeonato mundial masculino, a ADUSB não terá expediente nas manhãs em que o time irá jogar. A suspensão do expediente para funcionários públicos federais foi divulgada na última sexta-feira, 14, pelo governo federal, como uma medida de promoção à paridade de gênero. Até o momento de publicação desta matéria, o governo estadual não tinha se manifestado sobre o tema.

O futebol é um esporte popular e historicamente apoiado pela população brasileira. Entretanto, quando se trata dos campeonatos femininos, o auxílio e até mesmo a torcida é diferente. A jogadora Marta, por exemplo, seis vezes eleita como melhor do mundo, ganha 1% do salário de Neymar, jogador da seleção masculina de futebol. Os outros 99% estão na conta da misoginia e do machismo estrutural de nossa sociedade.

A disparidade salarial, no entanto, não acontece apenas em campo. Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada em 2019, as mulheres brasileiras recebem cerca de 25% a menos que os homens que ocupam os mesmos cargos. Quanto mais especializados e especializadas, mais diferentes são os valores. Em cargos de direção e gerência, a diferença aumenta para cerca de 38%, já em profissões ligadas à ciência e intelectualidade, a disparidade chega a 36%.

“Vamos sempre fortalecer a paridade de gênero. Desta vez, via torcida pela Seleção Feminina na Copa do Mundo e essa luta se processa em todos os âmbitos da sociedade. Juntas, juntos e juntes poderemos implodir o patriarcado, a misoginia e a desigualdade que oprimem as mulheres. O futebol feminino tem mostrado o seu potencial. Vamos lá!”, pondera Silvana do Nascimento, Vice-Presidenta Regional da ADUSB.

A luta contra o machismo, a misoginia e as demais formas de opressão é pauta do ANDES-SN e da ADUSB e para, mais uma vez, levantar a bandeira e dar visibilidade à pauta da equidade de gênero, a ADUSB irá suspender as atividades no turno matutino em dias de jogo da seleção feminina de futebol durante a Copa do Mundo. Confira como ficará a agenda:

FASE DE GRUPOS

24 de julho (segunda-feira): Jogo às 8 horas (horário de Brasília), a Adusb abrirá às 14h.

29 de julho (sábado): Jogo às 7 horas (horário de Brasília), já não há expediente.

2 de agosto (quarta-feira): Jogo às 7 horas (horário de Brasília), a Adusb abrirá às 14h.

À medida que a seleção for passando para as próximas fases, divulgaremos os horários de expediente.