
Em uma sessão nesta sexta-feira, 25, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista apresentou uma moção de aplausos em homenagem aos 40 anos da Adusb. A Moção de Aplauso, um gesto simbólico de reconhecimento público, foi concedida em virtude das ações e lutas em defesa dos direitos das e dos docentes da Uesb e do ensino público, gratuito, de qualidade e socialmente referenciado.
“Os 40 anos de Adusb se misturam com a história da Uesb. Para vocês terem ideia, dos 1.146 professores que temos na casa, nós temos 923 professoras e professores filiados e filiadas ao nosso sindicato. O que perfaz aproximadamente oitenta por cento do quadro docente da Universidade e a Adusb escreveu essa história de quarenta anos em defesa de uma universidade pública, gratuita, autônoma e socialmente referenciada”, relembra a presidenta da seção sindical, Iracema Lima. A Moção foi iniciativa do mandato do vereador Alexandre Garcia Araújo (Xandó).
Iracema concluiu seu pronunciamento destacando que “a diretoria [da Adusb] reafirma o seu compromisso de autonomia, frente a governos, a reitorias e a partidos, porque assim que a luta é feita e assim que continuaremos representando o movimento docente da Universidade Estadual de Sudoeste da Bahia”.