Sequência de adiamentos de reuniões com Fórum das ADs demonstram descaso do governo estadual com a pauta docente

Falta de comprometimento com o movimento docente também ficou claro em agenda na Assembleia Legislativa da Bahia

4 de setembro de 2023. Essa era a data para a qual o governo estadual havia remarcado a reunião que estava agendada com o Fórum das Associações Docentes do Estado da Bahia para o dia 24 de agosto de 2023. Entretanto, mais uma vez, os componentes da entidade foram informados que o encontro não poderia acontecer e a reunião foi novamente adiada para o dia 26 de setembro de 2023, às 14h30, na Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

De acordo com a assessora da Serin, Kelly Costa, em ligação realizada no dia 2 de setembro, os representantes do governo não estavam preparados para realizar a reunião com as/os docentes. A pauta de reivindicações, entretanto, foi entregue pelo Fórum das ADs, que está sempre preparado para dialogar, no dia 01 de dezembro de 2022.

A agenda desta terça-feira, 5 de setembro, foi mantida. O FAD iria participar de uma reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), para apresentar e defender a pauta orçamentária, mas o encontro também não ocorreu pela ausência de deputados, que resultou na falta de quórum.

O Fórum também esteve presente na reunião da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, onde apresentou sua pauta orçamentária, ocasião em que o presidente da comissão, Vitor Bonfim (PV), convidou o movimento docente para participar da próxima reunião, visto que a desta terça-feira também não teve quórum.

“A disposição do movimento docente em avançar na discussão com o governo sobre a pauta de reivindicações protocolada desde dezembro de 2022, é inversamente proporcional à disposição do governo em avançar com as negociações, vide as sucessivas suspensões de reuniões previamente agendadas”, conclui Iracema Lima, Presidenta da ADUSB.