Assembleia da Adusb aprova paralisações em repúdio à intransigência do governo estadual

Aconteceu nesta sexta-feira, 29 de setembro de 2023, a assembleia geral extraordinária da Adusb. Durante o encontro, docentes aprovaram duas paralisações ainda para 2023, discutiram o adoecimento docente e a sua relação com as condições de trabalho, entre outros.

A presidenta da Adusb, Iracema Lima, iniciou a assembleia solicitando um minuto de silêncio pelo falecimento dos professores Derval Pereira, Paulo Pires e Maximiliano Machado. Em seguida, apresentou os informes da Diretoria, com as atividades realizadas na seção sindical e em conjunto com o Fórum das AD’s.

 

Assembleia aprova paralisações

 

A votação foi unânime a favor das paralisações nos dias 18 de outubro e 21 de novembro de 2023, diante das negativas do governo Jerônimo em negociar com o movimento docente. Na última terça-feira, 26 de setembro, em reunião com o Fórum das ADs, a gestão estadual não deu devolutiva para nenhum dos quatro pontos de pauta levados para a reunião. Em resposta à intransigência do governo, o Fórum das ADs compreendeu que “a partir de agora é com a assembleia” e aprovou o indicativo de paralisações. Saiba mais sobre as negativas do governo

Iracema apresentou à plenária uma linha do tempo das tentativas de negociação com o governo estadual e com as reitorias das Universidades Estaduais da Bahia. Relembre as ações:

26/09/22 – Envio de Carta para Candidatos ao Governo do Estado com reivindicações do Movimento Docente;

11/10/22 – Resposta do candidato Jerônimo Rodrigues se comprometendo em resolver itens da pauta;

01/12/22 – Pauta 2023 protocolada para a Equipe de Transição do governo;

11/01/23 – Novo protocolo da Pauta para o governo empossado e solicitação de reunião com o novo governo;

23/01/23 – 1ª Reunião com representantes do Governo;

27/02/23 - Fórum das Associações Docentes reúne-se com Fórum de Reitores;

21/03/23 – Reunião do Fórum das ADs e ANDES-SN com representante da SERIN, Luiz Caetano;

18/04/23 – Protocolo de documentos com solicitação reunião de negociação pela terceira vez;

28/04/23 – Reunião do movimento docente com a SAEB e SERIN;

30/06/23 – Novo protocolo de pauta na SEC, SERIN e SAEB reiterando a necessidade da negociação sobre as urgências da pauta;

19/07/2023 - Fórum das Associações Docentes e Fórum De Reitores e Reitoras se unificam em defesa das Universidades Estaduais da Bahia;

20/07/23 – 2ª Reunião com representantes do Governo;

24/08/23 – Reunião desmarcada;

05/09/23 – Reunião desmarcada;

05/09/23 - Fórum das ADS pauta mais investimentos para universidades estaduais nas comissões de Educação e Orçamento da AL-BA

26/09/23 – 3ª Reunião com representantes do Governo.

 

Iracema reiterou que “a gente vê que o movimento docente vem fazendo um esforço muito grande para negociar”. As atividades de mobilização nos dias de paralisação ainda serão discutidas pelo Fórum das ADs e, em seguida, divulgadas para a categoria docente.

Durante o mês de outubro, também acontecerão plenárias nos três campi da UESB para atualização da pauta interna de reivindicações. Conheça as atividades do mês das professoras e dos professores.

Adoecimento docente

Durante a assembleia anterior, que aconteceu no campus de Jequié, um grupo de professores/as solicitou a inclusão de um ponto de pauta sobre adoecimento docente, para apresentar um documento  preparado por eles/as após casos de suicídio que aconteceram na Universidade. A assembleia deliberou por remeter o documento para o GTPCEGDS  (Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual) e para o GTSSA (Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Aposentadoria), para discutir como as reivindicações podem entrar na pauta interna da Adusb.

 

Recomposição dos GTs

Os Grupos de Trabalho do Andes-SN/Adusb são essenciais para apontar uma direção para o sindicato, atuando como espaço de debate e assessoramento. Por isso, nesta terceira rodada de assembleia, os últimos componentes dos GTs neste ano foram adicionados. Confira os novos nomes:

 

GT Carreira

 

Ferdinand Martins

 

GTPAUA

 

Pablo Jacinto

 

GTPCEGDS

 

Carmen Carvalho

Cleide Lima

Márcia Lemos

 

GTPE

 

Leila Mororó

Reginaldo de Souza

Hayaldo Copque

 

GTCA

 

Carmen Carvalho

Andrea Sanches

Roberto Oliveira

Hayaldo Copque

 

GT de Política de Formação Sindical 

 

Iracema Lima 

Márcia Lemos 

 

GT História do Movimento Docente

 

Ferdinand Martins

João Reis

 

GT Verbas

Sandra Ramos

 

Participação em eventos

Durante a assembleia também foi discutida a participação das/os docentes no Encontro do Setor das Estaduais e Municipais (IEES/IMES) do Andes-SN, que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro na Uema, em São Luís, no Maranhão; e no Encontro da Regional Nordeste III, nos dias 6 e 7 de outubro, na Uefs, em Feira de Santana.

Irão participar do Encontro do Setor das Estaduais e Municipais (IEES/IMES) do Andes-SN:

 

Carmen Carvalho

Daniel Melo

Iracema Lima

João Reis

Jorge Barros

Jorge do Nascimento

Lídia Cunha

 

Irão participar do Encontro da Regional Nordeste III:

Daniel Melo

Hayaldo Copque

Iracema Lima

Jorge Barros

Jorge do Nascimento

Lídia Cunha

Sandra Ramos

Sérgio Barroso

 

A assembleia também aprovou o uso do Fundo de Mobilização para a participação nas atividades listadas anteriormente - as paralisações e os eventos.

Participação em conferências e conselhos

Também foi discutida a participação da Adusb em conselhos e conferências de caráter público, como conselhos municipais de saúde e as conferências e demais espaços que tratam da fiscalização e atualização do Plano Nacional de Educação - PNE.

Em relação aos conselhos, a assembleia deliberou pela não participação da Adusb nos mesmos. Já no caso das conferências, a assembleia aprovou a participação da seção sindical como observadora nesses espaços, sempre levando as decisões congressuais do ANDES-SN.

Pela deliberação, os nomes serão indicados pelos GTs e submetidos a avaliação da diretoria, conforme regimento interno de funcionamento dos GTs aprovado em assembleia.