Adusb promove lançamento de livros em Itapetinga na próxima quinta, 26

Com o intuito de difundir as produções científicas e literárias feitas por professoras e professores da Uesb, a Adusb promove na próxima quinta-feira, 26, o lançamento de livros de sindicalizadas/os em Itapetinga. O evento acontece às 16h, na sede da seção sindical.

Conheça os livros

1. Guia para avaliação de contaminação por petróleo na biota marinha e sedimentos

O livro é assinado pelo professor Carlos Eduardo Rocha Duarte Alencar, Bíólogo Licenciado e Bacharel pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor de Zoologia de Invertebrados da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Itapetinga. Desenvolve estudos de Ecologia populacional e Macroecologia de Crustáceos Decapoda com ênfase no estudo do tamanho e forma corporal e sua relação com as condições ambientais e na dinâmica eco-evolutiva.

Sinopse

No início de setembro de 2019, manchas de petróleo cru chegaram na costa tropical do Brasil. Em quatro meses, 3.000 dos 8.000 km do litoral brasileiro foram atingidos. Desastres com petróleo são comuns em ambientes marinhos e, quando o petróleo atinge a zona costeira, os efeitos deletérios recaem sobre a multiplicidade de formas de vida e de ecossistemas ali existentes, como estuários e manguezais, praias arenosas e ambientes recifais. Este guia descreve procedimentos de coleta em campo, seleção de amostras (organismos e sedimentos), materiais e métodos necessários para avaliar as respostas ambientais frente à contaminação por petróleo em habitats costeiros. As descrições são seguidas de ilustrações como imagens dos ecossistemas, organismos, materiais utilizados e procedimentos laboratoriais. O guia tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de condutas e procedimentos aplicáveis às possíveis situações semelhantes futuras. Ações imediatas e eficazes auxiliam na mitigação e recuperação dos impactos provocados pelo petróleo, contribuindo para conservação e remediação ambiental. Este guia foi elaborado a partir da experiência acumulada de pesquisas conduzidas no âmbito do Projeto INCT em Ambientes Marinhos Tropicais 9 – AmbTropic – fase II GT 4.0 no litoral do estado do Rio Grande do Norte, após desastre socioambiental ocorrido com derramamento de petróleo em 2019.

 

2. Desenvolvimento profissional e carreira docente brasileira: interseções e diálogos com professores da Educação Básica

Escrito por Lúcia Gracia Ferreira, doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidad ORT Uruguay. Graduação em Pedagogia pela UESB. Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB) e Docência, Currículo e Formação (DOCFORM/ CNPq/UFRB).

Sinopse

O livro “Desenvolvimento Profissional e Carreira Docente Brasileira: Interseções e Diálogos com Professores da Educação Básica” constitui uma imersão teórico-epistemológica para compreender as razões que justificam e fundamentam as definições referentes à constituição e composição da carreira docente no Brasil na complexidade de um país tão grande e diverso em vários aspectos. Além disso, a obra se ocupa em refletir sobre as dinâmicas em que se processa e como se organiza o desenvolvimento do profissional docente no contexto brasileiro. A importância central do livro reside em sua preocupação em pensar as temáticas centrais do texto em diálogo com professores. Há, desse modo, uma constante provocação aos leitores e leitoras a pensarem, eles mesmos, sobre suas próprias carreiras e processos de desenvolvimento. Assim, a obra é de leitura fundamental para pesquisadores, professores, gestores de sistemas educacionais e de unidades escolares e também para sindicatos.

 

3. Inclusão e Diversidade: Relações Dialógicas nas Práticas de Ensino e Pesquisa

Escrito por:

Lúcia Gracia Ferreira: Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB) e Docência, Currículo e Formação (CEPEP/ CNPq/UFRB).

Roselane Duarte Ferraz: Doutora em Educação pela Universidade Federal de Recife (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB.

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz: Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Grupo de Pesquisa em Estudos Pedagógicos/UESB.

Sinopse

Inclusão e Diversidade: relações dialógicas nas práticas de ensino e pesquisa é uma obra que se insere no contexto dos estudos sobre inclusão e diversidade, promovendo discussões fundamentais sobre as relações e diálogos nas práticas de ensino e pesquisa. O livro reúne uma coletânea de textos que oferecem uma perspectiva enriquecedora das experiências e práticas de pesquisa compartilhadas pelos autores. Cada capítulo nos convida a uma jornada reflexiva, conduzida por especialistas que trazem à tona questões para a construção de uma educação inclusiva para os estudantes. O livro é direcionado para educadores, pesquisadores e todos os interessados em promover uma educação plural, respeitando e valorizando a diversidade cultural e promovendo a igualdade de oportunidades para todos.

 

4. Entre a História e a Memória: Felipe Tiago Gomes e o movimento pela criação dos Ginásios Gratuitos na Região Cacaueira do Sul da Bahia entre as décadas de 1940 e 1950

Daisy Laraine Moraes De Assis é graduada em Pedagogia, pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1988), atual Universidade Estadual de Santa Cruz, com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2005) e doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e História da Educação.

Sinopse

O livro faz parte da Coleção “Educação, Memória e Religião” (7º volume) e apresenta o estudo da memória social de Felipe Tiago Gomes e o movimento pela criação dos ginásios gratuitos na região cacaueira do Sul da Bahia entre as décadas de 1940 e 1950. Corresponde a narrativa histórica sobre a memória do movimento em prol da criação de ginásios no Sul da Bahia, durante o período, visualizada com base na memória e história da Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos (CNEG), no Brasil, Bahia e Região, como parte integrante de um processo maior já existente na época. O texto promove um percurso entre a História e a Memória da CNEG na Região Cacaueira da Bahia, na primeira metade da década de 1950, a partir dos testemunhos presentes na memória social e escritos que versam sobre a expansão da educação secundária ginasial no Brasil e Região, nas décadas de 1940 e 1950, além de documentos que tratam de maneira específica sobre o tema. O estudo considerou que embora a Campanha tenha exercido um papel importante no processo de expansão do ensino secundário, com a criação de escolas ginasiais nas diversas regiões do país, a história oficial praticamente desconsidera a presença do “movimento cenegista” na memória educacional brasileira.