NOTA DA DIRETORIA DA ADUSB EM APOIO À PARALISAÇÃO ESTUDANTIL NA UESB

Em assembleia realizada no dia 25/10, o movimento estudantil do campus de Vitória da Conquista aprovou uma paralisação. A pauta reivindica melhorias no programa estadual de permanência estudantil, o “Partiu Estágio/Mais Futuro”. As bolsas do programa, criado no final de 2015 e regulamentado em 2016, encontram-se congeladas desde 2017. O aumento real da arrecadação do estado da Bahia foi de 44% desde 2017. Mas, o governo Jerônimo Rodrigues, contradizendo os dados oficiais, mantém o discurso de seu antecessor, de que o estado não tem recursos para aumentar a bolsa. De acordo com levantamento feito no portal da transparência, em 2023 o governo deve utilizar menos de R$ 20 milhões do orçamento  estadual com as bolsas do programa. Isso representa menos de 0,04% da Receita Líquida de Impostos (RLI) estimada para o ano que vem, o que reafirma o total descaso do governo com o programa.

O movimento estudantil também protesta contra o sucateamento das universidades estaduais e as condições de trabalho e estudo, decorrente da política do governo estadual de subfinanciamento das universidades, com cortes e contingenciamentos, sequer autorizando a execução do que é aprovado na Lei Orçamentária Anual. Outro aspecto grave desse sucateamento é a demora na realização de concursos, para docentes, técnicos/as-administrativos/as e analistas. Os concursos demoram a ser feitos e, quando autorizados pelo governo, são sempre com número de vagas muito inferior ao necessário.

Desta forma, a Diretoria da Adusb manifesta seu apoio à paralisação discente convocada para o dia 31/10 no campus de Vitória da Conquista. Convocamos toda a categoria docente a apoiar o movimento. Reconhecemos o direito legítimo do movimento estudantil de se organizar e manifestar-se em defesa de suas pautas. Deve prevalecer o diálogo, sem criminalização, de quem tem força e coragem para se organizar e lutar por uma educação pública de qualidade, gratuita, socialmente referenciada e emancipadora, para essa geração e para as que virão, superando a lógica imediatista e individualista que contamina nossa sociedade.

 

29/10/2023

Diretoria da Associação dos Docentes da UESB - ADUSB

 

Clique AQUI e acesse a versão PDF desta nota