
A palestra “A importância do movimento sindical das universidades estaduais da Bahia: relato de experiência”, da professora Ana Angélica Leal Barbosa, ocorreu na última terça-feira, 31 de outubro, na sede da Adusb no campus de Jequié. “Foi e acho que é importante não só o meu relato, mas o relato de outros colegas que também estavam aqui no início da construção da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia”, conta a docente.
Ana Angélica explica que quando foi convidada, pensou “em fazer um relato histórico, uma linha do tempo, e eu acho que essa experiência de falar do movimento docente é importante porque mostra o contexto das lutas que nós travamos para chegar até aqui”.
O encontro aconteceu no mesmo dia da Plenária para Atualização da Pauta Interna e do lançamento do livro “Kúesis”, do professor Ubirajara Couto Lima. “O momento inclusive, para mim, foi muito emotivo, porque a gente teve lançamento do livro do professor Ubirajara que foi uma coisa muito além de poética”, lembra Ana Angélica.
Sobre a palestra e a troca de experiências com outras/os sindicalizadas/os, Ana Angélica afirma que “foi algo que tocou a mim e acho que tocou também um pouco aos colegas que estavam lá”. “Que isso é importante e a gente tem que ir fazendo esse histórico. Eu acho importante a gente fazer um memorial e falar sobre a Adusb, porque nós estamos de passagem, mas a universidade e a instituição vão ficar”, completa.
Contar a história e viajar pela memória da Adusb é algo que constantemente é feito pela seção sindical, como explica a docente, ressaltando “o documentário, que foi importante. Esses relatos, a palestra, também foram, no meu ponto de vista, positivos, já que [na palestra] tinha pessoas de várias gerações de dentro da Universidade”.