De forma arbitrária, a Procuradoria Federal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) despachou pela exoneração da professora Jacyara Paiva, em um processo que encontra-se transitado em julgado desde 2021. A docente, que é também 2ª secretária da Diretoria Regional Leste do ANDES-SN, recebeu a notícia no dia 28 de dezembro de 2023. Na última sexta-feira, 12 de janeiro de 2024, a diretoria da Adusb encaminhou um documento em apoio à professora para a reitoria da Ufes.
Em 2018, o departamento em que Jacyara está lotada e a reitoria da instituição optaram pela sua permanência. A universidade também solicitou o encerramento do litígio judicial. Em que pese o fato da professora gozar, legalmente, de estabilidade sindical, não existe sentido na continuidade do processo anos depois da Ufes ter optado pela permanência da professora e extinção do processo, forte indício de que há agora algum tipo deperseguição contra a professora.
Por isso, a diretoria da Adusb encaminhou ao reitor da Ufes, Prof. Dr. Paulo Sergio de Paula Vargas, uma nota de solidariedade à professora Jacyara Paiva, requerendo “que sejam respeitadas as decisões do departamento, da própria universidade, a autonomia universitária, os resultados do Concurso Público do Edital n° 124/2013 e decisões judiciais precedentes, para que sejam extintos quaisquer processos que determinem a exoneração da professora de cargo público ao qual teve acesso por aprovação em concurso público legitimamente e legalmente realizado”.
No documento, que pode ser lido neste link, a diretoria ainda repudia as tentativas de exoneração de Jacyara e reitera que, diante dos fatos, quaisquer tentativas de exonerar a professora podem ser interpretadas “como perseguição política, ideológica ou de natureza étnico-racial”. Um abaixo-assinado foi criado em apoio à professora. Para manifestar sua solidariedade, basta entrar no link abaixo:
Imagem de capa: ASOCM/ANDES-SN