NÃO DÁ PARA VIVER PELA METADE! | Participe da paralisação da Frente Única Pelo Funcionalismo Público contra os desmandos do Governo Estadual

Como aprovado pela assembleia da Adusb, no dia 27 de março, a seção sindical participará de manifestação e paralisação do funcionalismo público no dia 18 de abril, em Salvador. O arrocho salarial imposto pelo governo do estado da Bahia as/os servidoras/es públicas/os do estado da Bahia chega a 50% e, por isso, em conjunto, as categorias que participam da Frente Única Pelo Funcionalismo Público se manifestarão com o mote “Não queremos viver pela metade”, contra as perdas salariais e pela melhoria do Planserv. 

 

Já são mais de nove anos sem reposição da inflação nos salários, desde o governo Rui Costa (PT) até o atual governo Jerônimo Rodrigues (PT), o que derrubou o poder de compra do salário do servidor público pela metade. 50% menos saúde, 50% menos alimentação e 50% menos lazer. 

 

Pensar em saúde, resvala na decadência do Planserv, como citado na Pauta de Reivindicações do movimento docente, visto que, ao tempo em que aumenta os valores pagos pelos/as servidores/as, diminui a qualidade dos serviços, a rede credenciada é cada vez menor e ocorre até a imposição de cotas de atendimento para consultas e exames, levando ao “sucateamento nunca antes visto nos “serviços” de saúde”. Cabe destacar que, ao aumentar os valores pagos pelos/as servidores/as pelo plano, o governo reduz indiretamente os salários e ainda transfere recursos públicos para a iniciativa privada, considerando que já faz algum tempo que a administração do Planserv foi entregue a empresas privadas.

 

Assembleias anteriores aprovaram que o Fórum das ADs busque articular com as demais representações do funcionalismo público um movimento que leve o Governo do Estado a sair da inércia. Dessa forma, estamos construindo uma luta unificada com os/as demais servidores/as pela reposição das perdas inflacionárias,  como a paralisação e manifestação do dia 18 de abril, que também contará com um ato em Salvador, com concentração na Governadoria do Estado da Bahia, às 9h. 

 

Informações de transporte

 

A Adusb disponibilizará, para docentes sindicalizados/as, transporte em ônibus leito "de linha" enquanto houver disponibilidade de vaga, saindo na noite da quarta-feira, 17, e retornando na noite do dia 18. Interessados/as devem enviar e-mail para adusbsecretaria@gmail.com até 13/04/2024, às 12h, informando o nome completo e RG/CNH. 

A diretoria da Adusb convida o movimento estudantil e de técnicas/os e analistas para somar forças neste ato e disponibilizará uma vaga por campus para as representações de cada categoria, que deverão ser indicadas pelos respectivos DCEs e pela AFUS através do e-mail adusbsecretaria@gmail.com até 13/04/2024, às 12h, informando o nome completo e RG/CNH. 

 

Portões

 

Só há um caminho para enfrentar os ataques aos nossos direitos e à política de arrocho salarial do governo estadual. E esse caminho é a luta organizada! A força de nossa luta está na adesão da categoria ao movimento, para mostrar que “Não dá para viver pela metade” e que é preciso dar um basta no arrocho salarial do funcionalismo público. No dia 18/4, serão trancados os portões dos três campi da UESB. 

Mostre sua insatisfação contra mais um ano de arrocho salarial, fortaleça a nossa luta e participe do ato em Salvador!