Fórum das ADs nega participação em resposta da FESPEBA à proposta de reajuste salarial do Governo da Bahia

O Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia – Fórum das ADs - FAD vem a público negar participação em ofício assinado pela Federação das Entidades Sindicais dos Servidores do Estado da Bahia - FESPEBA, cujo conteúdo trata da proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo da Bahia ao funcionalismo público.

 

Ao tomar conhecimento do documento nesta terça-feira (23), o Fórum das ADs mostrou estranhamento com a presença das logomarcas do FAD e da ADUNEB, uma vez que não houve consulta prévia, muito menos uma construção coletiva da resposta publicada.

 

Conforme divulgado pelo FAD em matérias recentes, qualquer comunicado ou proposta do governo deve ser apreciado nas assembleias docentes (espaços máximos de deliberação das seções sindicais ADUFS, ADUSB, ADUSC e ADUNEB).

 

Destaca-se que o FAD tem como proposta salarial protocolada junto ao governo, uma agenda de recomposição das perdas acumuladas nos últimos nove anos e o compromisso de garantir a reposição anual das perdas inflacionárias do ano anterior, impedindo novo acúmulo.

 

O Fórum das ADs ressalta que tem atuado com veemência pelo fortalecimento da unidade entre os sindicatos de servidores/as públicos/as, muitas vezes sem sucesso. No dia 18 de abril, o FAD construiu um ato conjunto com diversas categorias em Salvador. As entidades que assinam esse ofício, porém, não participaram, optando por realizar um ato separado no dia 17, sem convocar a representação dos docentes das UEBA.

 

Por fim, o Fórum das ADs reforça que não autorizou o uso de sua logomarca ou nome no conteúdo do ofício e que, em breve, após deliberações das assembleias, enviará resposta oficial aos comunicados ou propostas do governo.

 

Salvador, 23 de abril de 2024

 

Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia