Assembleia da ADUSB discute Caderno de Textos do 67º CONAD

Fechando a semana de intensas atividades, na manhã desta sexta-feira, 19 de julho de 2024, aconteceu na sede da Adusb de Vitória da Conquista, a Assembleia Geral da seção sindical, com o intuito de deliberar sobre a composição do GT Verbas e discutir o Caderno de Textos do 67º Conad.

A reunião foi transmitida, sem direito a fala e voto, nos campi de Itapetinga e Jequié.

Informes

Iniciando efetivamente a assembleia, a presidenta Iracema Lima, apresentou os informes da diretoria.

O primeiro ponto foi sobre as doze mudanças de regime de trabalho para DE que foram publicadas no Diário Oficial do Estado no dia 18 de julho de 2024, de docentes da UESB que solicitaram a mudança pela via administrativa ou judicial. Saiba mais aqui.

Seguindo os informes, a presidenta alertou sobre as Fake News que estão surgindo nas redes sociais e aplicativos multiplataforma, como o Whatsapp, sobre a luta da categoria docente acerca de uma eventual greve. Nas mensagens falsas estão criando datas para o início da greve e também sobre as reuniões com o governo. Docentes e discentes devem ficar alertas e procurar canais oficiais da Adusb ou Fórum das ADs.

Ainda no âmbito virtual, continua circulando no WhatsApp um golpe envolvendo a assessoria jurídica da Adusb. Nas mensagens, golpistas solicitam dinheiro de sindicalizados/as para as custas de um suposto processo judicial. Foi lembrado novamente que o setor jurídico da seção sindical não entra em contato direto com os/os docentes para solicitar qualquer tipo de pagamento, visto que todos esses são feitos apenas via secretaria da Adusb.

 Outro assunto abordado nos informes foi a mesa de negociação entre o Fórum das Associações Docentes e o Governo do Estado no dia 10 de julho, no qual foi colocado na mesa uma pauta incluindo negociação de um plano de recomposição das perdas salariais que dê conta das perdas acumuladas. Saiba mais sobre a reunião clicando aqui.

O assessor jurídico da Adusb, Erick Menezes, participou presencialmente para apresentar informes e sanar dúvidas sobre as ações jurídicas da Adusb.

Composição do GT Verbas

O GT Verbas tem como principal objetivo acompanhar o planejamento dos orçamentos públicos anuais, discutir as finanças públicas e como estas se relacionam com o financiamento da ciência e da educação.

Foi votado e decidido, por unanimidade, a inclusão dos professores Josias Alves de Jesus e Elson de Souza Lemos no Grupo de Trabalhos supracitado.

Discussão do Caderno de Textos do 67º CONAD

O CONAD (Conselho das Associações Docentes) tem como intuito atualizar o plano de lutas do Andes-SN e durante o encontro delegadas/os de cada seção sindical ou associação docente, debatem e votam, de forma direta, as proposições vindas da categoria.

Divulgado no início do mês de julho pelo ANDES-SN, o Caderno de Textos do 67º Conad conta com 33 textos, sendo 25 de resoluções. O documento possui os seguintes tópicos: Tema I - Atualização do Debate sobre Conjuntura e Movimento Docente; Tema II - Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas; Tema III - Questões Organizativas e Financeiras.

Nesta assembleia foram apresentados, discutidos e votados todos os Textos de  Resolução presentes no Caderno. Foi aprovado que o delegado, professor Sérgio Luiz Carmelo Barroso, e as/os observadoras/es Andreia Lima Sanches, Elson de Souza Lemos, Jânio Roberto Diniz dos Santos, Josias Alves de Jesus, Lídia Nunes Cunha, Paulo Araquém Ramos Cairo e Sandra Cristina Ramos seguirão as decisões tomadas pela plenária durante a discussão do caderno de textos.

Foi revisado e discutido o Tema II, que engloba as atualizações dos planos de lutas dos setores e plano geral de lutas em defesa da educação pública, orçamento, salários e direitos. Outros temas como Política de Classe, de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria, de Verbas e Fundações, de Carreira, Multicampia e Fronteira foram analisados.

Na oportunidade, também foram discutidas as questões organizativas e financeiras (Tema III), como prestação de contas do 42º Congresso do ANDES-SN e também do exercício de 2023, além da previsão orçamentária para 2025.

O caderno irá orientar os debates e deliberações do encontro, que será realizado de 26 a 28 de julho no Cefet-MG, em Belo Horizonte-MG, e terá como tema "Fortalecer o ANDES-SN nas lutas por mais verbas para a educação, salários e em defesa da natureza".

Após intensa discussão, todos os encaminhamentos foram dados os respectivos prosseguimentos. “Essa assembleia foi de suma importante para que delegados/as e observadoras/es busquem uma melhor articulação nas discussões no Conad, a partir do que discutimos hoje”, diz a presidenta da Adusb, Iracema Lima.