Adusb participa do XX Encontro do Setor das Estaduais, Municipais e Distrital

Entre os dias 18 e 20 de outubro, foi realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) o XX Encontro do Setor das Estaduais, Municipais e Distrital (IEES, IMES e IDES), promovido pelo Andes-SN. O evento, que contou com a participação de mais de 60 docentes, representantes de 29 seções sindicais de diversas partes do Brasil, incluindo a delegação da Adusb, teve como tema central "Autonomia e Condições de Trabalho nas Universidades Estaduais, Municipais e Distrital".

Representando a Adusb, estiveram presentes professoras e professores engajados na defesa da educação pública e da valorização da carreira docente. O encontro foi um espaço de troca de experiências e desafios enfrentados em diferentes locais, além de uma oportunidade de fortalecer as mobilizações em prol dos direitos da categoria.

A professora da Uesb no campus de Itapetinga, Letícia Azevedo, afirmou que o “tema é necessário na construção de debates sobre os enfrentamentos da categoria docente em seus contextos de (re)existências, bem como dos encaminhamentos urgentes contra os ataques às nossas instituições públicas e a perversa estratégia de governos fascistas, que tendem em violar direitos e asfixiar a autonomia universitária”. 

“O Encontro do setor é muito importante para a reorganização da categoria no enfrentamento aos ataques que governos das diversas matizes políticas tem imposto ao movimento docente. Organizados somos mais fortes”, explicitou o professor da Uesb no campus de Vitória da Conquista, João Reis.

O evento abordou questões cruciais como o financiamento das universidades, a autonomia universitária e a luta contra o desmonte das instituições públicas de ensino. O Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Fórum das ADs) teve uma participação destacada, apresentando um panorama da mobilização na Bahia e os avanços conquistados através da pressão sobre o governo estadual.

Iracema Lima, presidenta da Adusb, pontuou que o encontro é essencial num momento de retrocessos e tentativas de descredibilizar o papel das universidades na sociedade. "O Encontro do Setor é de fundamental importância para atualização da pauta em defesa das universidades estaduais, municipais e distrital, e da defesa dos direitos do movimento docente", afirmou.

Avanços e Desafios

O XX Encontro do Setor das Estaduais, Municipais e Distrital se consolidou como um espaço de articulação estratégica para as seções sindicais. As discussões e propostas fortalecem a luta pelo direito à educação pública de qualidade e por melhores condições de trabalho para as/os docentes. Além disso, as trocas de experiências entre as diferentes seções sindicais ampliam a compreensão dos desafios que a categoria enfrenta nacionalmente.

A participação da Adusb neste evento reforça seu compromisso em defender a educação pública, a autonomia universitária e a valorização da carreira docente, reafirmando a necessidade de unidade e mobilização contínua em tempos de constantes ameaças aos direitos conquistados.