A Associação das e dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Seção Sindical do Andes Sindicato Nacional, Adusb-SSind, chega ao final de 2024 celebrando seus 42 anos de atuação classista em defesa dos direitos da categoria, lutando por condições dignas de trabalho e por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
A Assembleia Geral realizada em 09 de dezembro de 1982, a primeira da recém-criada Associação dos Docentes da Universidade do Sudoeste Baiano, onde se discutiu o processo eleitoral da primeira diretoria assim como a primeira versão do Estatuto, é a referência para a data de fundação da Adusb.
Desde a sua fundação, passando por quase 19 gestões, a Adusb passou por transformações, tornando-se seção sindical do Andes Sindicato Nacional em 28 de março de 1990, mas sempre permaneceu o espaço legítimo e classista de organização da luta dos e das docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em defesa de seus direitos.
Sempre por meio da luta da organizada na Adusb, entre greves, paralisações, manifestações, mobilizações, entre tantas outras ações de luta, a categoria consolidou direitos fundamentais, como o atual Estatuto do Magistério Superior. E, num enfrentamento classista, com independência em relação a partidos, governos e reitorias, enfrentou e reverteu inúmeros ataques aos seus direitos, provenientes dos mais diversos governos, estaduais e federais, das mais diversas bandeiras partidárias.
São mais de quatro décadas de uma história de luta. Olhando para o futuro, devemos continuar reafirmando nosso compromisso com a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Com a luta em defesa dos direitos da categoria, sempre orientada pela base, com independência em relação a partidos, governos e reitorias. E, finalmente, mas não menos importante, com a luta classista pela construção de uma sociedade livre da exploração de classe e de todas as formas de opressão.
A presidenta da 19ª gestão, Iracema Lima, diz que “é com muito orgulho que comemoramos os 42 anos de existência da Adusb que construiu, e constrói, sua trajetória de forma autônoma e independente de governos, reitorias e partidos. A base é nossa referência para a tomada de posição nas diversas instâncias que atuamos, em defesa da preservação e conquistas da nossa categoria! Só a luta muda a vida, sigamos unidos e fortalecidos”.