
A Associação das/dos Docentes da Uesb, Seção Sindical do Andes Sindicato Nacional, Adusb-SSind, é a entidade representativa das/os professoras/es da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, lutando pelos direitos e condições de trabalho da categoria, a partir de uma pauta de reivindicações constantemente atualizada.
Atravessando batalhas históricas e também no cenário atual, em que as universidades públicas enfrentam uma série de desafios, a filiação ao sindicato torna-se um passo fundamental para garantir a qualidade do ensino, a valorização da carreira docente e a defesa de direitos conquistados ao longo dos anos.
Por que é importante se filiar à Adusb?
A filiação ao sindicato não é apenas uma questão burocrática, preencher papéis com dados pessoais, mas sim uma ação de fortalecimento coletivo. Através da Adusb, docentes da UESB se unem para lutar por melhores condições de trabalho, salários justos, aposentadoria digna, melhores políticas públicas para a educação superior pública e pela manutenção dos direitos adquiridos.
Numa sociedade capitalista, um sindicato forte e autônomo em relação a governos, partidos e reitorias, precisa de autonomia financeira, o que só pode ser garantido pela contribuição voluntária da categoria, por meio da sindicalização.
Como se filiar à ADUSB?
O processo de filiação é simples e pode ser feito de forma rápida e prática. Para se sindicalizar, a/o docente da UESB deve seguir os seguintes passos:
1) Preencher e assinar fisicamente o formulário de filiação: o primeiro passo é visitar a secretaria da Adusb do seu campus e solicitar o formulário, ou baixar AQUI, que deve ser integralmente preenchido com as informações solicitadas e assinado fisicamente.
2) Assinar a autorização de desconto em folha: também deve ser solicitado na secretaria da sede do seu campus ou baixada AQUI. Ao se filiar, a/o docente deve autorizar a Adusb a descontar mensalmente a contribuição sindical, a qual garante a necessária autonomia financeira do sindicato e as condições materiais para organizar a luta da categoria.
3) Anexar cópia do contracheque mais recente: este documento é solicitado para comprovar o vínculo empregatício com a Uesb, garantindo que a/o interessada/o é, de fato, uma/um docente da instituição. A cópia do contracheque permite que o sindicato valide a filiação e proceda com o cadastro correto de nova/o membro. Docentes aposentados/as ou substitutas/os também podem se sindicalizar.
Participe das reuniões e atividades da Adusb
Após se filiar, a/o docente passa a ser convocado/a para as assembleias, reuniões e outras atividades organizadas pela Adusb, para participar ativamente das discussões sobre as lutas da categoria.
A história das lutas sindicais no Brasil é marcada pela solidariedade e organização de categorias profissionais que entenderam a importância da união. No caso das/dos docentes da Uesb, a filiação à Adusb é uma forma de garantir que as vozes das/dos professoras/es sejam ouvidas e que seus direitos sejam protegidos em tempos de adversidade.
Seja parte da Adusb! Filie-se e fortaleça a luta das/dos docentes da UESB.