
A cidade de Uberlândia, Minas Gerais, sediou, nos dias 4 e 5 de abril, o VIII Seminário Estado e Educação, promovido pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e organizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu – Seção Sindical do ANDES-SN). Com o tema “A construção do projeto classista de Educação e o enfrentamento às contrarreformas neoliberais”, o evento foi marcado por intensos debates e reflexões sobre os desafios que atravessam a educação pública no Brasil. Nesta atividade participaram a Diretora Acadêmica da Adusb, Márcia Menezes (DCN) e a professora Lídia Nunes (DH), da base.
Segundo a dirigente sindical, professora Márcia Menezes, “Participar de um seminário que debate a financeirização e mercantilização da educação, nesse momento de construção do novo Plano Nacional de Educação, é de grande importância por diversos motivos, entre eles, a compreensão crítica do contexto educacional atual que nós estamos vivendo e o contexto de infiltração nas políticas educacionais. É também um momento importante por conta dos questionamentos coletivos, sobre as propostas que favorecem a privatização, considerando o repasse de responsabilidades do Estado para empresas privadas”, pondera a dirigente.
O seminário, que reuniu docentes de diversas regiões do país, teve como objetivo aprofundar as discussões em torno da luta docente contra a mercantilização do ensino, as políticas de precarização e a defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. A programação contou com conferências, mesas de debate, lançamentos de materiais e plenárias para encaminhamentos de propostas.
O evento fez parte da construção de um projeto classista de educação e no fortalecimento da resistência às políticas neoliberais, que atacam constantemente o setor educacional com privatização, mercantilização e a intensificação da financeirização do ensino.
O seminário destacou a elaboração de propostas para o enfrentamento das contrarreformas educacionais, além do fortalecimento da organização docente e da luta por mais investimentos públicos no setor. O VIII Seminário Estado e Educação reforçou o papel da comunidade docente na defesa de políticas educacionais inclusivas e comprometidas com a classe trabalhadora, promovendo a articulação e a construção coletiva de alternativas às imposições neoliberais.
“Este seminário é um ótimo espaço de encontro entre pesquisadoras/es, professoras/es, que participam de um sindicato forte como o Andes, que permite fortalecer essas redes de resistências às políticas neoliberais e pensar coletivamente em alternativas mais justas e inclusivas para a educação. Amplia nossa consciência crítica, para que nós possamos atuar e reforçar o nosso compromisso social, político com a universidade de uma forma geral e com a educação do nosso país”, disse Márcia Menezes.