
Aconteceu na tarde da segunda-feira, 28 de abril de 2025, no auditório da sede da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb), no campus de Jequié, a Assembleia Geral Extraordinária que reuniu docentes dos três campi (Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga). A assembleia teve como pautas informes da diretoria, homologação dos resultados das eleições da Adusb para o biênio 2025-2027, recomposição dos Grupos de Trabalho (GTs) da entidade e deliberações sobre o uso do fundo de mobilização durante a Campanha 2025 "Direito se Cumpre".
Informes
Durante os informes, foram destacadas diversas atividades recentes e futuras da entidade:
-
A atividade de 1º de maio, Mesa do GT Carreira, discutindo questões relacionadas ao plano de carreira docente, que aconteceu na manhã do dia 28 de abril em Jequié, e também acontecerá em Itapetinga, dia 30 de abril, e Vitória da Conquista, dia 5 de maio;
-
Eleição da Adusb para o biênio 2025-2027, com a vitória a chapa “Adusb pela base: disposição para lutar e resistir”, que aconteceu nos dias 14 e 15 de abril;
-
A participação da Adusb no Encontro da Regional Nordeste III do ANDES-SN;
-
As eleições nacionais do ANDES-SN, sindicato nacional do qual a Adusb é seção sindical, nos dias 7 e 8 de maio;
-
A abertura de inscrições para docentes interessados em atuar como mesários/as nas eleições do ANDES-SN, a pedido da Comissão Eleitoral Local;
-
O II Encontro de Aposentadas/os, promovido para fortalecer o diálogo com docentes aposentados/as, que acontece no dia 10 de maio, na Belacasa Eventos, em Vitória da Conquista;
-
A participação da Adusb no Seminário Integrado do GTPCEGDS (Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Questões Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual).
Homologação do resultado das eleições da Adusb
A professora Valéria Lessa, secretária da Comissão Eleitoral das Eleições da Adusb, homologou o resultado do pleito realizado nos dias 14 e 15 de abril. A chapa 1, “ADUSB pela Base — disposição para lutar e resistir”, foi eleita com 382 votos válidos. Nesta oportunidade Valéria lessa informou que não houve apresentação de recursos contra o resultado.
A posse da nova diretoria ocorrerá no dia 12 de maio de 2025, às 16h00, no campus de Vitória da Conquista, logo após a assembleia de prestação de contas da gestão atual.
Recomposição dos GTs
A assembleia também aprovou a recomposição de membros nos Grupos de Trabalho da ADUSB, importantes espaços de formulação e mobilização política dentro do sindicato. As novas composições ficaram assim definidas:
-
GT de Multicampia e Fronteiras: Hayaldo Copque;
-
GTPE (Grupo de Trabalho de Política Educacional): Hayaldo Copque, Pyerre Ramos Fernandes, Marina Helena Chaves e Maria Vitória da Silva.
-
GTSSA (Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria): Ana Angélica Leal Barbosa, Alba Benemérita, Valéria Lessa, Elson Lemos, Marina Helena Chaves e Jorge do Nascimento.
-
GTPAUA (Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental): Silvana do Nascimento e Valéria Lessa.
Campanha "Direito se Cumpre" e fundo de mobilização
Foi também pauta da assembleia a Campanha 2025 “Direito se Cumpre”, do Fórum das ADs, que visa intensificar a luta em defesa dos direitos docentes, como promoções de carreira, concessão e restabelecimento do adicional de insalubridade, ampliação do orçamento das UEBA e o fim da lista tríplice para reitores/as nas universidades estaduais.
A assembleia aprovou o uso do Fundo de Mobilização da Adusb para financiar as ações da campanha, que incluem a confecção de camisas — já disponíveis nas sedes da entidade nos três campi — e a realização de atividades de mobilização e a participação da diretoria em mesas de negociação com o governo.