Adusb participa do 63º Encontro da Regional Nordeste III do ANDES-SN

A Adusb participou, nos dias 25 e 26 de abril, do 63º Encontro da Regional Nordeste III do ANDES-SN, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Com o tema “Ofensivas capitalistas neoliberais: desafios para o movimento docente”, o evento reuniu docentes da Bahia, Sergipe e Alagoas, em um espaço fundamental para o debate político, o fortalecimento da organização sindical e a construção de estratégias de enfrentamento aos ataques contra a educação pública e os direitos da classe trabalhadora.

Representantes da diretoria e da base da Adusb estiveram presentes, compondo uma delegação que participou ativamente das mesas temáticas, dos debates e das atividades culturais. A presença no encontro reforça o compromisso da Seção Sindical com a construção de um movimento docente combativo, classista e autônomo.

Conjuntura, democracia e direitos sociais em pauta

A programação incluiu mesas temáticas que abordaram os ataques contra a democracia, os direitos da classe trabalhadora, as violências estruturais e o colapso climático ambiental, além das lutas por orçamento, piso e carreira na educação. Também foram discutidas estratégias para ampliar a resistência à tentativa de desmonte das universidades públicas e para fortalecer as oposições pró-ANDES, que lutam contra entidades cartoriais que se apresentam como representações sindicais mas que na prática servem somente para legitimar os ataques dos governos à nossa carreira.

A programação contou com três mesas temáticas que abordaram questões centrais para o movimento docente:

  • Mesa 1: “Ataques contra a democracia e trabalhadoras/es: responsabilização por violências e colapso climático ambiental”, com participação de Joselene Mota (UFPA) e Jorge Almeida (UFBA);

  • Mesa 2: “Lutas da Educação: Orçamento, Piso e Carreira”, com Jennifer Weber (ANDES), Marcos Tavares (UESB) e Vanessa Matos (Movimento Educar na Luta);

  • Mesa 3: “Não em nosso nome”: organizar e fortalecer as oposições pró-ANDES, com representantes do GTO, Lawrence Estivalet (UFBA) e Maria Ceci Misoczky (UFRGS).

Espaço de articulação e resistência

Para a presidenta da Adusb, Iracema Lima, a participação no Encontro foi essencial para fortalecer a organização da categoria diante das investidas do capital contra os direitos sociais e trabalhistas.

“O Encontro, que teve como tema ‘Ofensivas capitalistas neoliberais: desafios para o movimento’, se constituiu como espaço importantíssimo para que docentes da Regional Nordeste III pudessem discutir as formas que o capital tem utilizado para intensificar o ataque à classe trabalhadora. Nos debates, professoras e professores reafirmaram sua disposição para fazer a luta e investir em ações que fortaleçam o movimento docente a se organizar para resistir aos ataques e intensificar a luta por melhores condições de trabalho e em defesa da classe trabalhadora”, afirmou.

Embora não deliberativos, os encontros regionais cumprem papel estratégico no acúmulo político e na construção coletiva da luta docente, articulando as seções sindicais a partir das resoluções dos Congressos e Conads. Além dos debates, o evento contou com atividades culturais e exibição de vídeos sobre as lutas nas universidades estaduais.