II Encontro de Aposentadas e Aposentados da Adusb foi um dia memorável de formação sindical, reflexão, arte e confraternização

Em um clima acolhedor e inspirador, a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Seção Sindical do Andes - SN (Adusb - SSind) promoveu, no dia 10 de maio, o II Encontro de Aposentadas e Aposentados. O evento proporcionou um dia especial para docentes aposentadas/os da Uesb e demais interessados/as nas questões da previdência e da luta sindical.

Nesta segunda edição, o evento se consolidou como um espaço fundamental de escuta, partilha e formação política sindical, além de oferecer momentos de leveza e cuidado com o bem-estar emocional dos/as participantes.

Um despertar de talentos

Pela manhã, todas/os foram convidadas/os a experimentar novas formas de expressão no momento de abertura, oportunidade para que cada um/a compartilhasse dons e vivências, criando uma atmosfera de afeto e reconhecimento mútuo. A dinâmica "Jogos Teatrais", conduzida pelo professor Hayaldo Copque, encantou com sua proposta inspirada no Teatro do Oprimido. A atividade teatral serviu para a plateia mergulhar no universo da criatividade, da improvisação e da escuta sensível, possibilitando conexões profundas e espontâneas entre os/as participantes.

Almoço e sorrisos

Com um cardápio cuidadosamente preparado, o momento se tornou também uma celebração da convivência. A beleza e aconchego do local completaram o clima de confraternização. Entre risadas e histórias trocadas, os pratos foram degustados com gratidão e entusiasmo.

Debates necessários

No início da tarde, a programação ganhou um tom mais político sindical e informativo com a mesa de debate “Aposentadoria, paridade, integralidade e segurança”, que contou com a presença de nomes de referência na luta em defesa dos direitos dos/as servidores/as públicos/as: Maria Lucia Lopes da Silva, professora da UnB, 3ª vice-presidente do Andes-SN e coordenadora nacional do GTSSA; Ana Angélica Leal Barbosa, professora aposentada da Uesb e Erick Menezes, assessor jurídico da Adusb.

Durante o debate, foram discutidos os impactos das sucessivas contrarreformas da previdência sobre os direitos de aposentadas/os, estratégias de resistência e possibilidades de articulação sindical. As falas claras e didáticas abriram espaço para dúvidas, reflexões e proposições.

Reflexões sobre tempo e experiência

Dando sequência à tarde de atividades, as/os participantes foram convidadas/os a um mergulho emocional na roda de conversa “Temporalidade, Angústia e os Significados das Experiências no Mundo”, mediada pela psicóloga Moane de Carvalho Aguiar e pelo psicólogo Igor Teles de Menezes.

A roda foi um espaço de escuta e reflexão sobre os sentidos da aposentadoria, as transformações subjetivas que acompanham o tempo, e os desafios emocionais que a fase traz.

Encerramento com música e emoção

Para fechar o encontro com leveza e arte, o grupo musical Brincando de Cordas subiu ao palco com um repertório sofisticado, que passeou pelo chorinho, jazz e clássicos atemporais da música popular brasileira. A música embalou sorrisos e até alguns passos de dança, que logo se soltaram ao ritmo das cordas.

Um ato de resistência e afeto

O II Encontro de Aposentadas e Aposentados reafirmou o compromisso da Adusb em promover espaços de formação, cuidado e resistência. Entre debates, vivências artísticas e momentos de partilha, o encontro deixou evidente que a aposentadoria não é sinônimo de inatividade, mas sim de novas formas de engajamento e luta.

Confira o álbum de fotos.