
Ocorreu, na tarde de 09 de julho, o seminário preparatório ao 68º Conad do Andes-SN. O encontro foi online, com a participação da delegação da ADUSB.
Divulgado em junho de 2025 pelo ANDES-SN, o Caderno de Textos do 68º Conad conta com 363 páginas e traz textos de apoio e resolução sobre três temáticas. São sete textos do Tema I – Atualização do Debate sobre Conjuntura e Movimento Docente; 37 textos referentes ao Tema II – Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas; e 13 textos do Tema III – Questões Organizativas e Financeiras. O material foi base para discussões da delegação da Adusb, que subsidiará os debates durante o evento.
No seminário foram apresentados, discutidos e votados todos os Textos de Resolução presentes no Caderno. A delegada Iracema Lima e as/os observadoras/es Alexandre Carvalho, Andreia Sanches, João Reis Novaes, Manoel Antônio Araújo, Haroldo Mendes, Roseli Ribeiro, Bernardino Galdino, Luana Thibes e Andréa Gomes.
Sobre o CONAD
Entre os dias 11 e 13 de julho, a cidade de Manaus (AM) será palco do 68º Conselho do ANDES-SN (Conad), que terá como tema central: “Unificar as lutas anticapitalistas: contra o colapso socioambiental, em defesa da vida e da educação pública”.
O encontro reunirá docentes de todo o país para atualizar o plano de lutas do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, com base nas deliberações do 43º Congresso da entidade, realizado em janeiro deste ano, em Vitória (ES).
Além da definição das estratégias políticas para o próximo período, o Conad deliberará sobre questões organizativas e financeiras do sindicato, incluindo a análise e aprovação das contas da entidade.