Vote no Plebiscito Popular 2025: pelo fim da escala 6x1 e por uma jornada de trabalho justa e humana

Durante o 68º Conad, o Plebiscito Popular 2025 foi reconhecido como uma importante ferramenta de mobilização da classe trabalhadora brasileira. Entre os temas em debate está a luta pelo fim da escala 6x1, uma das formas mais intensas de exploração do trabalho, ainda presente em setores como o comércio, a indústria e os serviços.

Em 2024, as mobilizações pela redução da jornada de trabalho ganharam força em todo o país e também no Congresso Nacional, com o avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe substituir o modelo 6x1 (seis dias de trabalho por um de descanso) por uma jornada semanal de 36 horas, no formato 4x3, quatro dias de trabalho e três de descanso.

Para movimentos sindicais e sociais, trata-se de uma mudança urgente e necessária para combater o adoecimento físico e mental causado pelas longas jornadas, garantir qualidade de vida e valorizar o tempo livre da classe trabalhadora.

A luta pela jornada digna é histórica e precisa de mobilização agora

A redução da jornada é uma reivindicação antiga, parte de uma luta que já garantiu conquistas como o 13º salário, férias remuneradas e licença-maternidade. Cada um desses direitos foi fruto de pressão popular e organização coletiva.

No entanto, a PEC enfrenta resistência de setores empresariais, que recorrem à velha narrativa de que ampliar direitos seria prejudicial à economia, o mesmo discurso utilizado para barrar direitos trabalhistas em outras épocas.

É por isso que o Plebiscito Popular 2025 é tão importante, visto que fortalece a pressão popular e amplia o debate público sobre a urgência de construir um modelo de trabalho justo, saudável e equitário.

A Adusb fará parte desse movimento; Participe da votação!

Para garantir que a comunidade universitária participe ativamente desse processo, a Adusb disponibilizará urnas físicas em suas sedes. Convidamos docentes, estudantes e técnico-administrativos a se engajarem:

Local

Data da votação

Vitória da Conquista

12 de agosto

Itapetinga

13 de agosto

Jequié

13 de agosto

A sua participação fortalece a luta por dignidade no trabalho, pelo respeito à saúde física e mental e por um projeto de país que priorize a vida, e não apenas o lucro.

Votar é um ato político de transformação

O Plebiscito Popular 2025 é muito mais que uma consulta simbólica: é uma ferramenta de organização e conscientização.O seu voto ajuda a mostrar a força da comunidade acadêmica na defesa de um Brasil justo.

Vamos juntas/os dizer não à escala 6x1 e sim à taxação dos super ricos. Por saúde, dignidade e qualidade de vida, participe!