Julho das Pretas: construção coletiva em defesa das mulheres negras

Instituído em 2013 pelo Instituto Odara, o Julho das Pretas é um mês de mobilização política e fortalecimento das lutas das mulheres negras em todo o Brasil. A ação marca a defesa por visibilidade, representatividade, reparação e bem viver para as mulheres negras em suas múltiplas realidades.

O mês é inspirado no 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, símbolo da resistência negra e quilombola no Brasil.

Diferente de outras datas comemorativas, o Julho das Pretas tem como proposta a construção coletiva, a articulação entre movimentos e a formulação de estratégias de enfrentamento ao racismo, ao machismo e à desigualdade social.

Em 2025, o tema da 13ª edição do Julho das Pretas é "Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver", em referência à 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que tem o mesmo tema e acontecerá dia 25 de novembro, em Brasília.

A Adusb se soma à luta por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e antirracista. Valorizar a presença, a produção e as trajetórias das mulheres negras é essencial para transformar as estruturas de exclusão ainda presentes na educação superior e na sociedade.