
Na última terça-feira (5), a Diretoria da Adusb esteve reunida em Vitória da Conquista para discutir os próximos passos da luta sindical. Com uma pauta ampla, o encontro teve como objetivos aprofundar a análise da conjuntura, organizar a atuação dos Grupos de Trabalho (GTs), atualização da pauta interna da categoria e fortalecimento da mobilização docente para o segundo semestre de 2025.
Entre os pontos debatidos, esteve a proposta apresentada pelo Governo do Estado sobre a ampliação do quadro docente nas UEBA. A Diretoria manifestou preocupação com a metodologia apresentada pelo governo, visto que as medidas podem aprofundar a precarização do trabalho e comprometerem a estrutura da carreira docente, além de não solucionarem a sobrecarga enfrentada por quem atua nas universidades.
A diretoria também avaliou a reunião realizada com a Reitoria da Uesb no dia anterior (4), na qual reiterou a defesa da efetivação imediata das promoções docentes já instruídas e rejeitou a tentativa do governo de vincular esse direito a alterações no Estatuto do Magistério.
Outro ponto da reunião foi a atualização da pauta interna de reivindicações das/os docentes da Uesb. A diretoria organizou um calendário de reuniões nas sedes para discutir as prioridades da categoria e recolher propostas da base. A metodologia visa aprofundar o debate coletivo e alinhar estratégias entre a direção e os campi.
A Diretoria planeja realizar uma atividade no Dia das Professoras e Professores, em outubro, como parte da agenda de valorização dos encontros. A Adusb também confirmou participação no Grito dos Excluídos, em setembro, reforçando seu compromisso com a luta social e popular para além dos muros da universidade.
Além disso, a reunião tratou de pautas estruturais e administrativas do sindicato.
Agenda da Adusb – agosto a outubro de 2025
Como desdobramento do planejamento, a Diretoria definiu o calendário de atividades do semestre. Confira:
Reuniões Setoriais da Adusb
25/08 a 19/09
Locais: Campi de Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista
Confraternização do Dia dos/as Professores/as nas sedes
14/10 – Vitória da Conquista
15/10 – Itapetinga
16/10 – Jequié
A Diretoria reforça a importância da participação da categoria nas atividades do semestre. A mobilização coletiva é essencial para defender a carreira docente, a universidade pública e os direitos conquistados.