
Uma produção do ANDES Sindicato Nacional para a campanha do Plebiscito Popular, uma iniciativa dos movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, entidades de fé e partidos progressistas para ouvir a população brasileira sobre temas urgentes e pressionar por mudanças fundamentais:
* Redução da jornada de trabalho sem redução salarial, e pelo fim da escala 6×1
* Para que quem ganhe mais de R$ 50 mil pague mais imposto, para que quem recebe até R$ 5 mil não pague imposto de renda
Em 2023, mais de 33 milhões de brasileiros e brasileiras trabalhavam sob jornadas de 44 horas, a maioria absoluta submetida ao regime 6x1. O filme mergulha nessa realidade para expor uma das faces mais cruéis do mercado de trabalho: a exaustiva escala que só permite um dia descanso.
As câmeras capturam histórias reais de trabalhadoras e trabalhadores que veem suas vidas pessoais, familiares e de lazer sofrerem consequências desse modelo de exploração – o cansaço perpétuo, a dificuldade de acesso à educação e cultura, e o esgarçamento dos laços afetivos.
O filme conta com as participações da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que discute a batalha política pela redução da jornada de trabalho; do professor Ricardo Antunes (Unicamp), um dos maiores sociólogos do trabalho do país, que contextualiza historicamente a luta pelos direitos laborais; e de Luma Vitório (MST/Coordenação do Plebiscito Popular), que convoca toda a sociedade a se mobilizar.
Mais do que trazer uma denúncia, "Vida Além do Trabalho" é um convite urgente à reflexão e à ação. O filme conclui com o chamado para que o público participe do Plebiscito Popular, que segue até 7 de setembro, pleiteando não apenas o fim da escala 6x1, mas a defesa de um projeto de país mais justo e solidário, onde a vida valha mais que o lucro.
Assista o vídeo completo no canal do Andes, no YouTube: https://www.youtube.com/live/wECnAfsLwAI