Adusb cobra celeridade na implementação das promoções docentes da Uesb

O movimento docente das UEBA luta há mais de um ano pela efetivação das promoções na carreira, direito assegurado neste mês, pela Lei nº 14.968, de 08 de setembro de 2025, sancionada pelo Governo do Estado da Bahia, fruto da mobilização da categoria. Diante da importância da questão, a Adusb segue cobrando que os encaminhamentos sejam adotados com celeridade para que o processo seja concluído com a maior brevidade possível.

A Diretoria da ADUSB, solicitou à Assessoria de Gestão de Pessoal (AGP) informações sobre o andamento dos processos referentes às promoções dos docentes da Uesb. A AGP encaminhou à Adusb um cronograma interno para tramitação e instrumentalização processual, que envolvem a Gerência de Acesso e Acompanhamento Docente (GAA), a Coordenação de Benefícios (Coben/AGP) e a Assessoria de Planejamento (Asplan). Após essa etapa, os processos seguirão para a Secretaria de Educação (SEC) e, em seguida, para a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). Nesta oportunidade a AGP apresentou a estimativa, no âmbito da Administração Central, para o envio dos processos à SEC/SAEB, conforme o seguinte calendário:

Bloco I – Titulares para Plenos – Total: 94
GAA: encaminhará os processos até 17/09 à Coben e Asplan que trabalharão no período de 18 e 19/09 para sua integralização. Nesta oportunidade informou que entre os dias 22 a 26/09 à AGP remeterá os processos à SEC/SAEB para providências.

Bloco II – Adjuntos para Titulares – Total: 89
Os processos que se encontram conclusos na GAA serão encaminhados até 19/09 para a Coben e Asplan da UESB. Informou ainda que entre os dias 29/09 a 03/10 a AGP remeterá os processos à SEC/SAEB para providências.

A Adusb considera o anúncio do calendário um passo importante, mas reforça que a expectativa da categoria é de que os prazos sejam cumpridos e até mesmo antecipados. Após a apresentação do calendário para implementação das promoções docentes, a presidência da Adusb fez contato telefônico com o Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professor Luiz Otávio, para solicitar maior celeridade no processo.

Durante o diálogo, a reitoria se comprometeu a envidar esforços para reduzir os prazos inicialmente estipulados. Nesta oportunidade o reitor destacou ainda que a situação da Uesb pode apresentar uma pequena diferença em relação às demais universidades estaduais baianas (Ueba), devido ao quantitativo de promoções que serão implementadas na classe de Pleno.

A mobilização da categoria segue sendo fundamental. É importante que professoras e professores acompanhem seus respectivos processos junto aos seus Departamentos, pois a pressão coletiva garantirá a efetivação das promoções e aplicação direta aos contracheques.