if ($elements['image_label']) {?>
A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb– Seção Sindical do ANDES-SN) vem a público manifestar seu repúdio à circular emitida pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (PROAPA) que determina o fechamento dos Restaurantes Universitários (RUs) nos três campi no dia 28 de outubro (terça-feira).
A decisão se insere em um período de três dias (27 a 29/10), abrangendo o feriado da/o servidor/a (antecipado para 27/10) e a paralisação docente (29/10). No entanto, a inclusão do dia 28/10, um dia letivo e de atividades acadêmicas normais, para suspender um serviço essencial como a alimentação, é inaceitável e perigosa.
A Administração e a comunidade acadêmica precisam entender que a Paralisação Docente de 29 de Outubro não é um feriado, mas sim um Dia Nacional de Luta aprovado pela categoria contra a Reforma Administrativa e em defesa dos direitos das/os servidoras/os públicas/os, ao qual todas/os deveriam somar forças.
A suspensão de um serviço essencial em um dia de atividades normais, justificada pela proximidade de um feriado e um dia de luta, cerceia o acesso de estudantes que dependem do RU para garantir uma alimentação de qualidade, à qual, somando o fim de semana, ficarão 5 dias sem.
O Restaurante Universitário é peça fundamental na política de assistência e permanência. Sua suspensão em dia letivo não é apenas um transtorno logístico; é uma violação direta ao direito do estudante à alimentação, fragilizando sua condição de permanência e, consequentemente, sua participação na vida universitária.
A Adusb reafirma seu compromisso com a defesa da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada, o que inclui a luta pela permanência estudantil.