if ($elements['image_label']) {?>
Entre os dias 25 e 27 de outubro, foi realizado em Campina Grande (PB) o XXI Encontro do Setor das Instituições Estaduais, Municipais e Distrital de Ensino Superior (IEES/IMES/IDES) do ANDES-Sindicato Nacional. O evento reuniu docentes de 20 Seções Sindicais de todo o país, entre elas a Adusb, que marcou presença ativa nos debates e encaminhamentos.
O encontro aconteceu na sede da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instituição que se encontra em greve. A Adusb manifestou total apoio à mobilização das/dos docentes da UEPB, reafirmando a importância da solidariedade entre as seções sindicais e a defesa conjunta da educação pública.
“A participação da delegação da ADUSB no XXI Encontro do Setor das Universidades Estaduais, Municipais e Distrital foi de extrema importância para nossa seção sindical, pois nos permitiu analisar a importância dos enfrentamentos e desafios apresentados por nossa e outras seções sindicais, na luta pela garantia dos direitos da categoria”, disse a vice presidenta da Adusb, Sandra Ramos.
Durante três dias de intensa programação, foram discutidas as principais pautas que impactam o cotidiano e o futuro das universidades públicas, com destaque para o desfinanciamento das instituições, o arrocho salarial, a precarização das condições de trabalho docente e os ataques da Contra-Reforma Administrativa (PEC 38/2025), projeto que ameaça profundamente os direitos do funcionalismo público e o próprio funcionamento dos serviços públicos.
As atividades contaram com debates sobre a proposta de carreira única do magistério superior, o financiamento para o setor, questões previdenciárias e os enfrentamentos necessários para garantir melhores condições de trabalho nas universidades. Também foi discutido o impacto da sobrecarga laboral e do adoecimento docente, um problema que tem crescido em diversas instituições.
O debate sobre as cotas Étnico-Raciais nas universidades e os desafios para efetivar o cumprimento da legislação que garante cotas raciais nos concursos públicos também foi abordado. Já a mesa dedicada às discussões sobre financiamento do setor e à dívida pública, foram apresentadas análises críticas sobre a tendência de contingenciamento orçamentário que vem atingindo as universidades estaduais, comprometendo o ensino, a pesquisa e a extensão.
A Adusb também participou do painel de informes das seções sindicais, um espaço marcante do encontro, possibilitando trocas de experiências e fortalecimento das lutas coletivas. Na ocasião, foram compartilhadas as ações, conquistas e mobilizações que as entidades têm promovido em defesa dos direitos da categoria docente e da universidade pública.
Os encaminhamentos das discussões servirão de base para a elaboração de textos e resoluções que serão levados ao 44º Congresso do ANDES-SN, a ser realizado em Salvador (BA), em 2026. Além disso, as deliberações contribuem para fortalecer as lutas conjuntas contra os ataques aos serviços públicos, em especial contra a chamada “Deforma Administrativa”. As discussões reforçaram a urgência de fortalecer a mobilização coletiva e de construir uma agenda nacional unificada em defesa da educação pública e dos direitos das/dos docentes. Foi deliberada ainda a necessidade de uma reunião extraordinária do setor, voltada à análise detalhada das pautas de financiamento.
O encontro reafirmou o compromisso do movimento docente com a defesa intransigente da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade. “Foi extremamente importante conhecer as estratégias de lutas e desafios enfrentados pelas demais seções sindicais de todo o país. Essa troca de experiências fortalece nossa luta coletiva”, concluiu Sandra.
A Adusb segue firme na luta, somando forças com o movimento nacional pela valorização da carreira docente, pela ampliação dos investimentos públicos e pela construção de uma sociedade mais justa e democrática.