No Dia das/os Servidoras/es Públicas/os, a Luta é Pela Defesa do Serviço Público Contra a PEC 38/2025!

Hoje, 28 de Outubro, Dia Nacional das/os Servidoras/es Públicas/os, é um momento importante. Mais do que celebrar a dedicação de milhões de trabalhadoras e trabalhadores que garantem a saúde, a educação, a segurança e todos os serviços essenciais à população, este é um dia de luta e resistência em defesa do funcionalismo e dos serviços que prestamos à sociedade.

O serviço público é o pilar que sustenta o país, sendo o principal responsável por garantir direitos e reduzir desigualdades. No entanto, celebramos esta data sob uma grave ameaça que exige nossa mobilização máxima. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/2025, a nova versão da nefasta reforma administrativa.

PEC 38/2025: Um ataque ao funcionalismo público 

A PEC 38/2025 é um ataque frontal e perigoso à qualidade do serviço público. Sob o pretexto de "modernização", o projeto penaliza quem trabalha, visa enfraquecer a estabilidade, um pilar contra a perseguição política e o aparelhamento,  e abre as portas para a terceirização e a contratação precária.

Para a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e o ensino superior, essa PEC significa minar a autonomia universitária, reduzir o planejamento de longo prazo e fragilizar as condições que garantem a liberdade de cátedra e a qualidade da pesquisa. A mobilização das professoras, dos professores e de todo o funcionalismo é de suma importância, pois estamos defendendo o direito de a população ter acesso a serviços públicos de qualidade e livres de interesses particulares.

Marcha Nacional e Compromisso da Adusb

A história recente já comprovou a eficácia da nossa união. Foi a intensa mobilização das categorias em 2020 que culminou no engavetamento da antiga PEC 32/2020. Diante desse novo cenário de ameaça, a mobilização é imperativa.

Por isso, a Adusb reafirma seu compromisso de estar na vanguarda desta batalha. Amanhã, estaremos unidas/os em Brasília, participando ativamente da Marcha Nacional do Serviço Público e paralisando nossas atividades na Uesb. Nossa presença é essencial para demonstrar a força e a união do funcionalismo e para exigir que o Congresso Nacional engavete a PEC 38/2025 de forma definitiva.

Neste Dia das/os Servidoras/es Públicas/os, o chamado é para fortalecer essa união. Lutar e defender o serviço público é lutar pelo Brasil. Convocamos todas/os a se manterem atentas/os e mobilizadas/os, pois a força da nossa resistência é o que garante a manutenção dos direitos e a qualidade da educação pública.