if ($elements['image_label']) {?>
O Seminário Nacional de Questões Organizativas, Administrativas, Financeiras e Políticas do ANDES-SN teve início na sexta-feira (28), em São Paulo (SP), reunindo 107 participantes de seções sindicais de todo o país e da diretoria nacional do Sindicato. Organizado em parceria com a Associação de Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Adunifesp), o evento se estendeu até domingo (30) e aprofundou debates fundamentais sobre a estrutura e a prática sindical do ANDES-SN. A Associação dos Docentes da UESB (Adusb) esteve representada pela presidenta Iracema Oliveira Lima e pelo diretor de Finanças da Adusb/Jequié, Daniel de Melo Silva.
Mesmo diante da queda nacional na taxa de sindicalização, que passou de quase 16% para 8,4% em 2023, o ANDES-SN reafirmou sua força no cenário sindical brasileiro. Hoje, a entidade reúne mais de 250 mil docentes, entre ativos e aposentados, com uma taxa de sindicalização superior a um quarto da categoria, firmando-se como o maior sindicato nacional de primeiro grau do país.
O primeiro dia foi marcado por debates sobre a crise do trabalho, a ofensiva neoliberal e os desafios enfrentados pela organização sindical. Os participantes discutiram a intensificação da precarização e a importância de fortalecer a ação coletiva, o trabalho de base e a comunicação sindical.
As reflexões abordaram também a composição da classe trabalhadora e os atravessamentos das opressões, destacando que a luta sindical precisa considerar questões como racismo, machismo e desigualdades estruturais. Ainda no primeiro dia, foi lançada a campanha de sindicalização “O ANDES-SN é mais forte com você”.
A programação seguiu com um debate sobre diferentes modelos de organização sindical, enfatizando a trajetória histórica do ANDES-SN e sua concepção de sindicato nacional, autônomo e organizado pela base.
Homenagem e início dos debates
O segundo dia do Seminário Nacional do ANDES-SN teve início com um minuto de silêncio em memória de duas trabalhadoras do Cefet-RJ vítimas de feminicídio, gesto que reafirmou o compromisso do Sindicato com o combate à violência de gênero e a defesa da vida das mulheres.
A programação da manhã teve uma mesa dedicada à discussão de aspectos essenciais da política financeira do Sindicato, incluindo fundo único, rateio, arrecadação e repasses das seções sindicais. As exposições abordaram a importância desses instrumentos para a organização e a sustentabilidade do ANDES-SN.
À tarde, o debate contou com mais de 40 inscrições para falas, evidenciando o forte engajamento da categoria. As intervenções reforçaram que o rateio vai além de uma prática administrativa, constituindo-se como expressão de solidariedade e unidade, fundamentais para manter um sindicato nacional fortalecido e democrático. Também foi apontada a necessidade de reavaliar a quantidade de eventos anuais e discutir o papel e a finalidade do Conad.
Democracia e organização sindical em pauta
Durante o Seminário Nacional, foi promovido uma discussão sobre “Proporcionalidade e Majoritariedade: um debate sobre democracia e organização sindical”. Realizada entre sábado e domingo, abordou diferentes modelos de representação e sua relação com os princípios democráticos que orientam o Sindicato Nacional.
O diálogo buscou refletir sobre como cada forma de representação impacta a participação da base, a construção coletiva e o funcionamento democrático do ANDES-SN. O momento contribuiu para ampliar a compreensão da categoria sobre os desafios e as possibilidades de organização interna, fortalecendo o processo reflexivo ao longo do Seminário.
Avaliações e encaminhamentos
Para Sérgio Barroso, tesoureiro do ANDES-SN e ex-presidente da Adusb, a mesa dedicada aos princípios políticos e organizativos que orientam as resoluções financeiras do Sindicato reafirmou a importância da autonomia financeira como base da autonomia política. “Esse debate sobre questões organizativas e financeiras no ANDES-SN não é novidade, tanto é que as metodologias do fundo único e do rateio já passaram por revisões ao longo da existência do sindicato”, afirmou.
O tesoureiro reforçou que, embora o seminário não seja deliberativo, os encaminhamentos construídos ao final das mesas serão fundamentais para orientar as discussões nas instâncias formais do Sindicato.
A presidenta da Adusb, Iracema Oliveira Lima, avaliou o evento como essencial para fortalecer a participação da base nas decisões sobre a organização do Sindicato Nacional: “Seminário importante para a base discutir questões organizativas do nosso Sindicato Nacional. As temáticas debatidas serão retomadas em Textos de Resolução (TRs) no Congresso do ANDES, que acontecerá no mês de março em Salvador, quando teremos oportunidade, de forma coletiva e democrática, de defender como o ANDES e suas seções sindicais serão organizadas.”
Conforme acordado pela plenária final, os debates serão sistematizados em um relatório e enviados às seções sindicais. As entidades presentes poderão propor ajustes antes que o documento componha o texto de apoio e o conjunto de propostas de resolução que serão apresentados pelo GT de Política de Formação Sindical no 42º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá em Salvador em março de 2026.
A participação da Adusb reforça o compromisso da seção sindical com a construção democrática do ANDES-SN e com a defesa da categoria docente em âmbito nacional.