if ($elements['image_label']) {?>
A categoria docente da Uesb reuniu-se em Assembleia Geral Extraordinária na manhã desta quinta-feira (04), na sede da Adusb, campus de Vitória da Conquista.O encontro foi marcado por definições estratégicas sobre a democracia universitária, com a aprovação da defesa do Voto Universal para as eleições da Reitoria, além da organização da luta sindical para o próximo ano com a definição da delegação para o Congresso do ANDES-SN.
Informes
Uma denúncia feita pela professora Márcia Lemos, que relatou ataque sofrido pelo projeto de extensão do Lemarx, o qual coordena, quando promoveu atividades do Novembro Negro. Cartazes e materiais visuais do projeto foram arrancados das paredes da universidade, numa clara tentativa de silenciamento das pautas raciais. A coordenação do projeto já notificou oficialmente o Departamento de História e a Reitoria. A Adusb repudia veementemente este ato de racismo institucional e acompanhará o caso.
Formação Política e Mobilização
O Grupo de Trabalho de Política Educacional - GTPE, da ADUSB) promoveu, no dia 19 de novembro, o debate sobre o avanço do conservadorismo na educação brasileira. Danbdo continuidade a sua agenda de formação sindical, a Adusb também realizou, no dia 27 de novembro, uma mesa sobre as cotas étnico-raciais e racismo institucional. Ambas na sede de Vitória da Conquista.
A categoria também foi informada sobre a participação da Adusb nas ruas: na Marcha Nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/2025, a chamada Reforma Administrativa, no dia 29 de outubro, e na Marcha das Mulheres Negras (Pela Reparação e Bem Viver), no dia 25 de novembro. Os eventos aconteceram em Brasília.
Jurídico e Luta Geral
Relato da participação nas audiências públicas na ALBA contra a Reforma da previdência e a Escala 6 X 1 e sobre Assédio moral contra servidores. A ADUSB publicou matéria convidando docentes que ingressaram na carreira a partir da aprovação no Concurso Público realizado a partir do Edital 118/2015 para ingressar com ação coletiva a fim de tratar Também está em aberto ação sobre teto remuneratório.
A assembleia manifestou apoio à professora Sibelli, vítima de acidente em laboratório em Itapetinga, reforçando a cobrança por condições de trabalho e infraestrutura.
Agenda com o Fórum das ADs
A reunião entre o Fórum das ADs (FAD) e o governo, realizada em junho de 2025, marcou um importante avanço nas negociações, porém o Fórum segue cobrando novas agendas para tratar dos demais pontos da pauta deste ano. Mantendo seu compromisso com a defesa da categoria, o FAD volta a se reunir nos dias 11 e 12 de dezembro para aprofundar o debate sobre o orçamento e consolidar a pauta de reivindicações que será protocolada para 2026.
Participação nas reuniões do Consu
A Adusb participou ativamente das reuniões do Consu da Uesb, realizadas em Vitória da Conquista nos dias 02 e 03 de dezembro, contribuindo com debates essenciais para a comunidade universitária. Mantendo seu compromisso de acompanhamento contínuo das pautas institucionais, a entidade também estará presente nas sessões dos dias 09 e 10 de dezembro, reforçando sua atuação crítica e propositiva nos espaços deliberativos da universidade.
Confraternização de final de ano
Será celebrado mais um ano de lutas e conquistas nas tradicionais confraternizações da Adusb. Em Itapetinga, o encontro será no dia 05 de dezembro de 2025, às 20h30, no Maison Bela Vista; em Jequié, a celebração acontece em 06 de dezembro de 2025, também às 20h30, na Casa Imperial; e, em Vitória da Conquista, o momento festivo será no dia 12 de dezembro de 2025, às 20h30, na Loja Maçônica Fraternidade Conquistense. São ocasiões pensadas para fortalecer laços, renovar energias e reafirmar a importância da convivência coletiva.
Discussão sobre proposta de inclusão de novo ponto na Pauta 2026
A assembleia debateu a atualização da Pauta de Reivindicações a ser protocolada junto ao Governo do Estado. O ponto consistia em incluir no ponto que trata do Retorno a Licença Prêmio e Sabática,, benefícios extintos com a Lei Estadual nº 13.471/2015, fosse incluída a possibilidade de transformar a licença prêmio em pecúnia. Após análise de conjuntura, a categoria deliberou, por ampla maioria, pela não inclusão deste adendo na pauta unificada de 2026. O foco permanece nos eixos centrais de valorização salarial e garantia dos direitos já estabelecidos.
Discussão da minuta CONSU/Eleição Reitoria (2026-2030)
Em defesa da autonomia e da ampliação da democracia universitária, a categoria analisou a minuta do Conselho Universitário sobre o próximo processo sucessório da Reitoria referente ao processo de eleição para o quadriênio 2026/2030.
A deliberação principal foi a defesa do Voto Universal. A Adusb se posicionará contra o modelo paritário/proporcional atual (⅔ e ⅓), e defenderá que o voto de docentes, analistas, técnicas/os e estudantes tenha o mesmo peso. Além disso, a assembleia pontuou a necessidade de questionar a lista tríplice, defendendo a nomeação da/o candidata/o mais votado pela comunidade;
Representação da Adusb no 44º Congresso do ANDES-SN
A Adusb garantiu sua participação no 44º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá em Salvador, de 02 a 06 de março de 2026. Foi aprovada a delegação que irá à instância máxima de deliberação nacional.
Delegadas/os eleitas/os: Andréa Gomes da Silva (indicada pela Diretoria), Alexandre Galvão Carvalho, Roberto Oliveira, Débora Cardoso da Silva, Edilson Ferreira Batista, Francisco Carlos Cardoso da Silva, Márcia Santos Lemos, Sofia Pádua Manzano, Jânio Roberto Diniz .
Observadoras/es: Wesley Amaral Vieira, Jorge Barros, Manoel Antônio Oliveira Araújo, Patrícia Abreu Cara, Andreia Sanches e Roseli Maria Cardoso Ribeiro.
Para garantir a viabilidade da participação política da seção sindical no Congresso Nacional, a assembleia aprovou a utilização de recursos do Fundo de Mobilização para o custeio das despesas da delegação (transporte, hospedagem e alimentação).