if ($elements['image_label']) {?>
Sempre alerta e pronta para defender os direitos da categoria, a Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) protocolou, junto com o Fórum das ADs, no dia 12 de dezembro, a pauta unificada de reivindicações dos/as docentes das universidades estaduais da Bahia. A entrega do documento ocorreu na sede da Governadoria e nas Secretarias de Relações Institucionais, Educação e Administração, reforçando a expectativa da categoria por respostas concretas do governo estadual. A pauta foi construída coletivamente e aprovada em assembleias das Associações Docentes das quatro universidades estaduais baianas (Aduneb, Adufs, Adusb e Adusc), saiba mais clicando aqui.
A morosidade e a ausência de diálogo seguem como marca da relação do Executivo com o movimento docente das universidades. Há quase cinco meses não ocorre a mesa de negociação, o que compromete o avanço das discussões e empurra demandas legítimas para 2026. Diante desse cenário, a Adusb reitera a importância da realização de uma reunião com o governo do Estado ainda em 2025, para retomar o diálogo e enfrentar os impasses acumulados, inclusive aproveita para denunciar que, embora o Governador Jerônimo, em espaços públicos, afirmar disposição para o diálogo, o mesmo não libera seus assessores para reunir-se com a representação da categoria.
A falta de reuniões trava a discussão de temas centrais, como carreira, promoções, direitos trabalhistas, concessão do adicional de insalubridade, previdência, Planserv e financiamento das universidades. Não são raras as situações em que se passam meses sem qualquer encontro, mesmo com pautas protocoladas, cobranças reiteradas e demandas urgentes acumuladas.
Diante desse histórico, as entidades docentes, entre elas a Adusb, reafirmam que qualquer governo que se auto intitule democrático, não pode prescindir de negociar com as categorias. A retomada imediata e permanente da mesa de negociação é condição indispensável para superar o impasse, garantir direitos e assegurar o fortalecimento da universidade estadual pública baiana.