Debate e Ato Público em Salvador nesta sexta, 20
Com o objetivo de proporcionar visibilidade à greve, duas importantes atividades estão programadas para a próxima sexta, 20 de maio, em Salvador. No turno matutino, às 9h, será realizado um debate no teatro da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) com o intuito de reunir reitores e os três segmentos da comunidade acadêmica das quatro instituições para discutir os impactos do Decreto 12.583/11 sobre as Universidades. À tarde, com concentração às 14h, será realizado um Ato Público na região do Shopping Iguatemi e, já no clima dos festejos juninos, as pessoas deverão vestir a caráter com chapéu de palha e camisa vermelha. A ADUSB-SSind disponibilizará transporte e alimentação a quem se interessar em participar. Informe-se pelo (77) 3424-8713 – Vitória da Conquista, (77) 3261-8681 – Itapetinga e (73) 3527-4704 – Jequié.
Concentração em defesa de melhores condições de trabalho e de estudo
A Comissão de Mobilização do movimento grevista da UESB (professores e estudantes) convida para uma concentração pública nesta quinta, 19, às 14 horas, na Praça 9 de novembro, centro de Vitória da Conquista. O evento, que também terá a participação de professores dos Campi da UNEB na região Sudoeste do Estado, pretende repudiar a precariedade das condições de trabalho e de estudo em curso na Bahia.
Nesse dia, além de apresentação musical, poesia, panfletagem e denúncias, também acontecerá uma pequena feira de livros novos e usados. Compareça ao ato e leve à população a sua insatisfação com os sucessivos ataques dos governos à educação e aos serviços públicos em geral.
Intransigência continua: Governo mantém cláusula
Em novo encontro ocorrido nesta segunda, 16, marcado pela denúncia incessante da prática da ilegalidade do governo com o corte salarial, o Movimento Docente informou aos representantes do governo que não há alterações na nova redação da cláusula do acordo da Campanha Salarial 2010. O governo, no entanto, informou que aquela seria a sua última proposta para a cláusula, ressaltando que caberia ao próprio movimento apresentar uma nova redação. O assunto será remetido para discussão do Fórum das ADs e nas assembleias gerais em cada universidade.
Assembleia nesta quinta, 19, em Itapetinga
Dando prosseguimento aos encontros semanais, nesta quinta, 19, a categoria se encontrará em Assembleia Geral, às 8h e 30min, no Auditório Juvino Oliveira, Campus de Itapetinga, para avaliar a proposta de Redação da Cláusula discutida no Comando de Greve e no Fórum das ADs, o recurso sobre a realização de Assembleias Semanais e dar os encaminhamentos necessários. Informe-se sobre o transporte em Vitória da Conquista (77) 3424-8713 e em Jequié (73) 3527-4704.
Moção de apoio da APUR
Moção de apoio à greve dos/as Professores/as das Universidades Estaduais da Bahia e de repúdio ao governo Jaques Wagner pelo corte dos salários dos/as grevistas
Os/as docentes da UFRB, reunidos/as em Assembléia e Encontro Docente decidiram, por unanimidade, subscrever esta moção de solidariedade e apoio incondicional a greve dos/as professores/as das Universidades Estaduais da Bahia, e de repúdio a ação do governo Jaques Wagner de suspender o pagamento dos salários e do diálogo com os/as docentes das Universidades Estaduais Baianas. Nós da direção da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), repudiamos a prática de corte de salários de trabalhadores/as organizados/as em greve, reforçamos a urgência da reabertura das negociações entre as partes e reivindicamos pelo imediato pagamento dos salários. REPUDIAMOS O CORTE DOS SALÁRIOS DOS/AS GREVISTAS. TODO APOIO À GREVE DOS/AS PROFESSORES/AS DAS ESTADUAIS!
Saudações Sindicais. Cruz das Almas, 13 de maio de 2011.