
Atualizada em 26 de fevereiro de 2019 às 14:20
A etapa baiana do Encontro Nacional de Educação (ENE) será realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), nos dias 30 e 31 de março com o tema “Por um projeto classista e democrático de educação”. O evento é organizado pelo Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública, composto pela Adusb e demais sindicatos e movimentos sociais. As inscrições estão abertas até o dia 20 de março.
Participe
Professores interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição da Adusb até o dia 20 de março. O sindicato garantirá aos seus filiados transporte, hospedagem e alimentação durante o evento. Estudantes da Uesb que desejarem ir ao Pré-ENE devem entrar em contato com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Participantes que necessitarem de alojamento e espaço infantil devem mencionar a demanda no formulário de inscrição do evento.
Faça sua inscrição na delegação da Adusb e no Pré-ENE Bahia agora.
Rumo ao III ENE
A Adusb tem envidado esforços na construção do Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública e do III Encontro Nacional de Educação (ENE). A vice-presidente da Adusb, Iracema Lima, considera “o espaço como fundamental para a construção da unidade contra o conservadorismo e a precarização que ataca a educação pública brasileira”.
O ENE tem como objetivo discutir um plano nacional de educação de viés classista, gratuito, de qualidade, socialmente referenciado, mantido com recursos públicos voltados exclusivamente para educação pública. O evento acontecerá em de 12 a 14 de abril em Brasília.
Por acreditar na importância do ENE para o fortalecimento da luta pela educação no Brasil, a Adusb sediou sua etapa regional, em Vitória da Conquista, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2018. As propostas aprovadas na plenária final foram encaminhadas e serão debatidas no Pré-ENE Feira de Santana. Além de constituir a comissão organizadora do Pré-ENE, o sindicato também participará do debate sobre financiamento com o professor de economia da Uesb e diretor da Adusb, Marcos Tavares, que participará da mesa “Financiamento da educação: os limites das políticas públicas”.
Programação do Pré-ENE
30 de março
8h – 12h Credenciamento
9h Mesa de abertura
10h Conferencia de abertura – “Somente a luta muda a vida: por um projeto classista e democrático de educação” (Eurelino Coelho – professor da Uefs)
12h Almoço
14h – 18h Grupos de trabalho
19h Jantar
20h Atividades culturais
31 de março
8h Café da manha
9h – 11h Mesas temáticas:
“Financiamento da educação: os limites das políticas públicas” (Marcos Tavares – professor da Uesb e diretor da Adusb / Bernardo Rosa – estudante da Uefs / Jhonatas Monteiro - professor da rede básica)
“Projetos antagônicos de sociedade: educação, espaços de liberdades, autonomia e democracia” (Raquel Dias – professora da Uece e tesoureira do Andes-SN / Naila Araújo – estudante da Uesb / Helenise Barata - professora da Uefs)
12h - Almoço
13h30 – 17h Plenária final