
O Comando de Greve da Uesb esteve reunido na segunda-feira (15) na sede da Adusb, campus Vitória da Conquista. Os docentes discutiram os principais avanços conquistados após a deflagração da greve docente e as perspectivas de negociação. O Comando também indicou os representantes que participarão da reunião com o governo na terça-feira (16).
A avaliação é de que a abertura do canal de diálogo com o governo foi um passo importante, ainda que tardio. No entanto, até o momento nenhuma proposta concreta foi apresentada que responda à centralidade da pauta docente das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba): recomposição salarial; direitos trabalhistas; recursos para as Universidades.
No que se refere ao anúncio do governo de envio de projeto de lei para alteração do quadro de vagas, de modo a permitir as promoções, não se trata de uma benesse, mas uma obrigação do governo. Promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho são direitos assegurados por lei e desrespeitados de forma constante pelo governo. Prova disso são as filas que crescem a cada dia nas Ueba. Os quantitativos de vagas do PL ainda não foram divulgados pelo governo, contudo, pelas informações até o momento, não atenderão sequer à demanda do ano de 2019.
Os próximos passos
Para fortalecer a mobilização da categoria, o Comando de Greve convocou uma vigília para a terça-feira (16) às 9h, nas sedes da Adusb dos três campi. A atividade ocorrerá paralelamente à reunião com o governo.
O Fórum das ADs também convocou um novo ato público para o dia 23 de abril em Salvador. Para participar basta entrar em contato com secretaria da Adusb do seu campus até o dia 22 de abril às 15h.
Vitória da Conquista
adusbsecretaria@gmail.com
(77) 3424 1035
Jequié
adusbjequie@hotmail.com
(73) 3527-4704
Itapetinga
adusbit@yahoo.com.br
(77) 3261-6277