A ADUSB sediará o 65º Conad, em 2020.

A Associação dos Docentes da UESB – ADUSB irá sediar a 65ª edição do CONAD em 2020 – ainda sem data definida. A presidente da ADUSB, Soraya Adorno, relembra o caminho percorrido: “Nos reunimos em assembleia e foi deliberado que iriamos nos candidatar para sediar o evento, ao apresentarmos a candidatura durante o 64º CONAD, recebemos todos os votos favoráveis – não houveram contra ou abstenções, e isso nos deixa muito felizes já na primeira vez que nos candidatamos, porém, ao mesmo tempo, aumenta muito nossa responsabilidade, levando em consideração a importância que o evento tem”.

O CONAD tem características bem próprias. Enquanto nos congressos se organizam as deliberações e são passadas para as seções sindicais, levando em consideração a centralidade da luta, o CONAD existe para fazer importantes ajustes e atualizações na pauta, observar o que já foi sanado e os pontos que precisam ser reorganizados.

Vitória da Conquista apresentou sua candidatura em um momento bastante turbulento da história recente do Brasil. O CONAD de 2019 foi marcado pelos sucessivos ataques à categoria docente, bem como contra toda classe trabalhadora. Ataques vindos dos Governo Federal e Estaduais, através de atitudes que ferem frontalmente a autonomia das universidades, a liberdade de pensamento e retiram direitos. Será um evento crucial para o fortalecimento da causa docente.

“A nossa expectativa é de que a ADUSB faça um ótimo trabalho, na mesma qualidade do que tem sido feito em todas as ADs que sediaram o CONAD. Acreditamos que temos condições para isso, inclusive por termos uma base que está em constante envolvimento com as ações”, pondera, Soraya. “Sabemos que a conjuntura é muito difícil. Saímos recentemente de uma greve e precisamos nos juntar, agregar a base docente para as nossas lutas, e o CONAD vai ter esse papel de fortalecimento para nossa caminhada, deixando mais forte, inclusive, o Fórum das ADs –  que reúne as quatro Universidades Estaduais da Bahia”, aponta a presidente da ADUSB.