Rodas de conversa sobre a luta das mulheres negras acontecerão em agosto na Adusb

O mês de agosto será marcado pelo debate de gênero e questões étnico-raciais na Uesb. A Adusb, em parceria com coletivos, promoverá rodas de conversa nos campi de Jequié (14/8), Itapetinga (15/8) e Vitória da Conquista (21/8) com o tema “dia internacional da mulher negra, latino-americana e caribenha em um momento de retrocessos e retirada de direitos”.

Apesar do dia da mulher negra, latino-americana e caribenha ser comemorado em 25 de julho, foi decidido realizar a programação em agosto por conta do calendário acadêmico da Uesb. Sandra Ramos, membro do Grupo de Trabalho de Política de Classe, Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual da ADUSB (GTPCEGDS) acredita que a data “nos dá a oportunidade para refletirmos sobre a situação da mulher preta, parda e de diversas miscigenações. É um dia para debatermos sobre a situação destas mulheres trabalhadoras que sofrem com o racismo diuturnamente”.

Diante do cenário político atual, em que o presidente é declaradamente machista e racista, se faz ainda mais necessário debater a situação das mulheres negras no Brasil. “Enfrentamos retrocessos nas políticas governamentais, como as reformas trabalhista, da previdência e os ataques à educação pública. As contrarreformas afetam negativa e diretamente a vida das mulheres negras e periféricas, pois são as que enfrentam os maiores impactos. Nesse sentido é importante debatermos meios de superação da opressão histórica sofrida por essas mulheres, dando visibilidade à luta e combatendo o racismo”, diz Sandra.

PROGRAMAÇÃO

Jequié

14 de agosto às 15h – auditório da Adusb

Roda de conversa “Dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha em um momento de retrocessos e retirada de direitos”.

Palestrantes

Adriana Cardoso Sampaio - Coletivo Círculo de Mulheres Jequié/Bahia, pedagoga, pós-graduada em Gestão Educacional (UESB) e Mestra em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB).

Samile Souza - Coletivo Negra Ouro de Jequié/Bahia, Técnica em Gerência de Saúde, Graduanda em Administração e Docente na escola Sonhando Com as Letras.

Tânia Regina Braga Torreão Sá Brasil – Professora da UESB, pesquisadora nos temas ensino, ensino de geografia, educação do campo, pedagogia do MST, precarização do trabalho, formação do professor e trabalho e educação.

Mediação

Selma Nunes – Professora da UESB e membro da GTPCEDGS.

Itapetinga

15 de agosto às 17h – auditório da Adusb

Roda de conversa “Dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha em um momento de retrocessos e retirada de direitos”.

Palestrantes

Izanete Marques Souza - Mulher negra, professora desde 1995, mestre em Educação e Diversidade, líder do GEPEDET - Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) e Coordenadora do NEABI Geral IF BAIANO.

Gemima da Silva de Macêdo – Feminista, graduanda em Pedagogia (UESB). Atualmente coordenadora de cultura do Centro Acadêmico de Pedagogia (UESB). Pesquisadora na área de gênero. Autora da monografia “O feminismo é movimento educador: perspectiva de três estudantes do curso de pedagogia – UESB”.

Edmacy Quirina de Souza - Doutora em Educação (2016) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestrado em Educação (2009) pela Universidade Federal da Bahia - professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Criança, Infância, Educação Infantil e Educação e Relações étnico-raciais.

Leticia Santos de Azevedo - Mestra em Educação (2017) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Experiência na área de práticas interdisciplinares em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do/no Campo, Educação Ambiental, Formação de Professores, estudos culturais e relações étnico-raciais.

Mariana de Jesus Lima - Pedagoga, idealizadora e criadora do Coletivo Afro de Itapetinga.      

Mediação

Patrícia Cara - Professora da UESB, membro do Grupo de Trabalho de Política de Classe, Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual da ADUSB (GTPCEGDS).

Vitória da Conquista

21 de agosto às 17h – auditório da Adusb

Roda de conversa “Dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha em um momento de retrocessos e retirada de direitos”.

Palestrantes

Marília do Amparo Alves - Assistente Social, Mestre em Educação, Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática e Práticas de Ensino.

Daiana Sousa - Estudante do Curso de História da UESB e membro do Coletivo LGBT Comunista.

Mediação

Iracema Lima - Professora da UESB, membro do Grupo de Trabalho de Política de Classe, Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual da ADUSB (GTPCEGDS).

Entidades que constroem o evento

GTPCEGDS Adusb, Coletivo Afro, Círculo de Mulheres, Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, Coletivo LGBT Comunista, Coletivo Negra Ouro, Coletivo Oxe Marias, DCE UESB – Kamayurá.