Greve Nacional da Educação e contra a Reforma da Previdência denuncia ataques de Bolsonaro e Rui Costa

O Brasil esteve mobilizado na terça-feira (13) em defesa da educação pública e contra a Reforma da Previdência. Professoras e professores da Uesb paralisaram suas atividades e construíram as atividades do dia. Em Vitória da Conquista e Itapetinga, a Adusb participou de atos públicos convocados pelo conjunto de sindicatos e movimentos sociais da cidade. Já o campus de Jequié realizou debate sobre os desafios para a educação e os impactos da reforma da previdência.

Em Conquista, a concentração aconteceu no Centro Cultural Glauber Rocha. Os participantes chegaram às 14 horas e passaram a organizar a passeata, que seguiu pelas ruas do centro comercial da cidade, com faixas e cartazes que denunciavam os ataques dos governos municipal, estadual e federal. “Temos um governo federal que incansavelmente tem ações deliberadas para prejudicar a classe trabalhadora. É a reforma da previdência que está fazendo com que brasileiros e brasileiras acabem por trabalhar até a morte sem conseguir aposentar. Ao mesmo tempo, ele também traz projetos que comprometem também o futuro da juventude, como o projeto Future-se”, afirmou a presidente da ADUSB, Soraya Adorno. Já a secretária geral da Adusb, Iracema Lima, diz que “cada vez mais eles vão falar para vocês trabalhadores, que já não têm direito à moradia, à saúde, à segurança, que a educação superior não foi feita e não será reservada para trabalhadores. O governo Rui Costa fez a reforma da previdência antes mesmo de Bolsonaro ter iniciado seu governo. Então falar do governo Bolsonaro, é falar também do governo Rui Costa e falar do governo Hérzem Gusmão. É falar de governos que não estão preocupados com a classe trabalhadora”.


             

No município de Itapetinga, os professores da Uesb participaram da Greve Nacional a partir da concentração na Alameda Rui Barbosa. A concentração começou às 09 da manhã e teve como pauta a luta contra a Reforma da Previdência, os ataques à educação pública e a defesa da aposentadoria pública. O diretor financeiro da regional itapetinguense da Adusb,  Edilson Batista, fala que nos governos Dilma e Temer aconteceram “uma série de reduções de investimentos nos setores primários da população, como saúde e educação, foram implementados no intuito de sobrar dinheiro para investir no mercado dos bancos e salvar os investimentos dos grandes empresários e do grande capital.” 

                  

Na cidade de Jequié, professores e estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia discutiram os desafios para a educação e os impactos da Reforma da Previdência. O vice-presidente da diretoria regional, Hayaldo Copque, fala como foi: “Como parte das atividades do dia 13 de agosto, realizamos uma atividade formativa no campus de Jequié com uma boa presença de estudantes e professores. Tivemos uma mesa com a participação dos professores Ubirajara Lima e Marcos Tavares e realizamos um rico debate sobre o processo de desmonte da Educação pública e os impactos da contrarreforma da previdência na economia, explicitando a proximidade dos temas em um contexto de graves ataques aos direitos sociais e do avanço de um processo de ampliação de desigualdades e produção de miserabilidade. O objetivo foi estabelecer um espaço de diálogo e conhecimento, em resposta aos discursos de ódio e a desinformação propagados por nossos governantes”.

A contrarreforma da Previdência encontra-se em discussão agora no Senado Federal. Apesar da propaganda enganosa dos governos, ela trará sérios prejuízos às trabalhadoras e trabalhadores do Brasil e servirá somente para o governo fazer caixa para assegurar mais lucro e regalias para os grandes empresários e banqueiros.